32.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 21 de novembro, 2024

Campanha Eleitoral de 2024 terá novas regras para combate à desinformação

Com a liberação da propaganda eleitoral, candidatos começam a divulgar suas propostas; TSE reforça a transparência e estabelece normas rigorosas para o uso de inteligência artificial e conteúdos digitais durante o pleito.

A partir desta sexta-feira, 16, os candidatos que disputam as eleições municipais de 2024 podem iniciar oficialmente suas campanhas e propagandas eleitorais. Seja nas ruas, televisão, rádio ou internet, os postulantes a cargos públicos poderão compartilhar com os eleitores suas ideias e propostas para a cidade, buscando conquistar votos para a prefeitura e para a Câmara de Vereadores.

Essa data marca o momento em que os candidatos passam a pedir explicitamente o apoio da população. Para garantir mais transparência durante o processo eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou a Resolução 23.610/2019, adaptando as normas às novidades impostas pelo avanço tecnológico, com especial atenção ao uso de Inteligência Artificial (IA).

A resolução estabelece que o uso de IA na propaganda eleitoral deve ser comunicado de forma explícita aos eleitores. Além disso, qualquer conteúdo fabricado ou manipulado digitalmente não pode difundir informações falsas que possam comprometer a integridade do processo eleitoral ou desequilibrar a disputa.

O TSE também reforçou a proibição do uso de robôs que simulem diálogos com candidatos ou qualquer outra pessoa, visando coibir práticas enganosas que possam induzir os eleitores ao erro.

Com a crescente presença das redes sociais e da internet no cenário eleitoral, a Justiça Eleitoral ampliou sua vigilância sobre o conteúdo digital, especialmente após as eleições de 2014 e 2016. Entre as novas regras, estão os critérios para o impulsionamento de conteúdos, que, desde que identificados de forma clara e contratados exclusivamente por candidatos, partidos ou coligações, são permitidos. No entanto, a contratação de pessoas físicas ou jurídicas para publicar conteúdo político-eleitoral em suas páginas ou redes sociais é proibida.

Na mídia tradicional, como rádio e televisão, apenas a propaganda eleitoral gratuita, debates e entrevistas são permitidos. O horário eleitoral gratuito terá início em 30 de agosto e se estenderá até 3 de outubro de 2024. Em caso de segundo turno, a propaganda será permitida entre os dias 11 e 25 de outubro.

O TSE também estabeleceu que é proibida a veiculação de qualquer propaganda que contenha preconceitos de origem, etnia, raça, sexo, cor, idade, religião, orientação sexual e identidade de gênero, ou que promova qualquer outra forma de discriminação. Também é vetada a divulgação de conteúdo que inclua calúnia, difamação ou injúria contra qualquer pessoa, órgãos ou entidades que exerçam autoridade pública.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

CRAS São João: Instituição renomeada em memória de Elza de Angeli de Paula

A Prefeitura de Três Lagoas oficializou, por meio do Decreto nº 984/2024, a renomeação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São João....

Mato Grosso do Sul confirma nova fábrica de celulose de R$ 25 bilhões durante Fórum Empresarial

Investimento da Bracell, com capacidade de 2,8 milhões de toneladas, fortalecerá o "Vale da Celulose" no Estado.

Júpiter é inabitável, mas lua Europa guarda esperanças de vida

Júpiter é inabitável, mas Europa pode esconder os segredos da vida no cosmos. Júpiter, com sua atmosfera de hidrogênio e hélio, gravidade extrema e ventos...