22.1 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro, 2024

Camila Ítavo assume a Reitoria da UFMS

Nova reitora destaca crescimento e planos para o futuro da instituição.

Nesta segunda-feira, 28, foi realizada a cerimônia de transmissão de cargo para a reitora Camila Ítavo, que estará à frente da Instituição pelos próximos quatro anos. No Dia do Servidor Público, a solenidade no Teatro Glauce Rocha teve a presença de estudantes, professores e técnicos-administrativos da UFMS, além de autoridades municipais, estaduais e federais. 

“Hoje estamos renovando a esperança. Sou reitora, mas antes sou professora da Universidade. Há um tempo atrás eu era estudante. Isso me reveste de muito amor e esse sentimento me ajuda agora a cuidar dos estudantes, dos meus colegas professores e técnicos e pensar em uma UFMS cada vez melhor. Estamos entre as melhores do mundo, melhoramos o conceito dos nossos cursos de graduação e pós-graduação. Partimos dos 18 mil estudantes para 40 mil. Temos que fazer ainda mais pelas pessoas, ajudando os municípios, o estado de Mato Grosso do Sul, o país, pois a ciência e a educação são fundamentais para o desenvolvimento social, econômico, para que as pessoas tenham melhores condições de vida, dignidade e desenvolvimento”, falou. 

A nova reitora cumprimentou a todos os estudantes, grupos e representações estudantis e disse que é por eles que a Universidade existe, agradeceu a todos os técnicos-administrativos e professores pela dedicação e parabenizou os servidores públicos pelo seu dia. “Me sinto extremamente honrada por ter sido eleita democraticamente, por ter tido apoio da maioria nos três segmentos, estudantes, técnicos e professores, e por ter tido a confiança do nosso ministro Camilo Santana, também do nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesse respeito do desejo da Universidade. […] Essa missão se torna mais especial porque vou suceder o professor Marcelo Turine, que ao longo dos últimos anos, com muito trabalho, estratégia e inovação impactou positivamente a história da nossa Universidade. […] Mais do que um companheiro de trabalho, parceiro de jornada, você é um grande amigo, agradeço pela generosidade, parceria e por me iluminar nesse processo de amar a nossa UFMS, desejo sucesso e conto contigo”, disse.

Ao lembrar sua trajetória, a reitora enfatizou que quis ser professora por vocação e também porque pôde mudar sua vida pela educação. Formada na Universidade Federal de Viçosa, mestre pela UFMS e doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, trabalhou na iniciativa privada e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Tenho certeza que todos nós compartilhamos histórias de vida transformadas pela educação e convido para que, juntos, com muito diálogo, perseverança e trabalho, que a gente tenha uma Universidade cada vez mais inovadora, sustentável e humana. Sozinhos perecemos, o coletivo nos fortalece, a multiplicidade de olhares nos fortalece e permite inovar. Unidos trabalharemos para que todos tenham uma formação completa, técnica, mas acima de tudo, humana e cidadã”, falou. 

“Toda equipe de gestão está unida na composição de um novo Plano de Desenvolvimento Institucional, ou seja, como queremos a UFMS entre 2025 e 2030. Faremos uma série de rodadas da UFMS Participativa. Além de ir a cada município onde estamos presentes, queremos deixar aberta a participação de todos os cidadãos sul-mato-grossenses. Entre os eixos que queremos dar um novo incremento estão a inovação e cursos com mais qualidade, ampliar ainda mais a inclusão, para termos uma Universidade cada vez mais humana e também mais sustentável. A UFMS é responsável pela formação dos novos líderes, de profissionais que vão cuidar de nós e do meio ambiente, que serão estrelas responsáveis pela construção de uma comunidade melhor, um mundo melhor”, enfatizou. 

Sobre a escolha da nova equipe, Camila destacou como principal qualidade a competência nas relações interpessoais. “Priorizamos não apenas a competência técnica, mas também a competência nas relações humanas. Isso é algo que eu quero fortalecer muito como mulher, como profissional. Estabelecemos um recorde de participação de mulheres na gestão, algo muito importante. Também queremos mais equilíbrio entre professores e técnicos. Porque assim caminhamos lado a lado, homens e mulheres, professores e técnicos de diferentes tempos, de diferentes áreas do conhecimento, pois considero extremamente importante essa multiplicidade de olhares, de vivências, para que possamos ter um olhar mais apurado e cuidadoso, a fim de formular e executar uma política pública para todos”, falou.

A reitora também citou os principais desafios à frente da Instituição. “Já temos um desafio natural, que são as restrições impostas pelo orçamento, com a qual temos aprendido a lidar nos últimos anos. Por isso, aproveito para agradecer todas as parcerias já estabelecidas. Conto com elas nessa nova gestão. Especialmente quero agradecer à nossa bancada federal, aos nossos senadores e deputados pela destinação de emendas. À todas as empresas e instituições, peço que continuem conosco nos ajudando a realizar sonhos”, agradeceu. “Também agradeço muito ao Governo Federal que tem feito um árduo trabalho para a liberação dos recursos. Com mais recursos, oferecemos mais oportunidades, mais bolsas, melhor infraestrutura, para atender nossa comunidade, nossa sociedade”

Emocionada, Camila Ítavo finalizou o discurso agradecendo a Deus e à família pelo imenso apoio e compreensão em suas ações, por serem luz em sua vidaao professor Albert Schiaveto e todos os colegas que disseram sim à missão na gestão e à dedicação à sociedade, aos amigos, aos colegas da UFMS e estudantes. “Deixo um pedido especial, que resgatemos o que fomos, a criança que foi estudar, o coração de estudante, para cuidarmos da vida, do mundo, do outro, da amizade, da Universidade, com muitos desafios, mas alegria e muitos sonhos”, finalizou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Menina de 10 anos é encontrada sem vida em casa pela mãe no Jardim Morumbi

Caso foi registrado como "morte a esclarecer" na tarde desta sexta-feira, 22.

Denúncia: Mulher é acusada de intimidar e “monopolizar” limpeza de túmulos no Cemitério de Três Lagoas

Acusações envolvem exclusividade na limpeza de túmulos, desrespeito à familiares de sepultados, alegando que teriam que "pagar uma taxa" para o serviço realizado, supostamente por sua empresa.

Três Lagoas recebe prêmio nacional por estratégia inovadora de vacinação no congresso do CONASEMS

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu um prêmio de destaque nacional durante o Congresso Nacional do...