36.9 C
Três Lagoas
sábado, 11 de janeiro, 2025

Câmara dos Deputados marca homenagem a Nelson Trad

Política – 07/03/2012 – 14:03

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados agendou para 17 de abril, às 10h, a sessão solene em homenagem ao ex-deputado federal Nelson Trad, que faleceu na noite do dia 7 de dezembro do ano passado. O requerimento para homenagear um dos grandes políticos sul-mato-grossenses foi apresentado pelo deputado federal Giroto (PMDB) dias depois do falecimento.

“Esta sessão vai ser o momento para ressaltarmos e mostrarmos a contribuição que Nelson Trad deu ao país como homem público, um homem que brigou pelos direitos civis e o respeito à Constituição Brasileira ao enfrentar a ditadura militar”, afirmou Giroto, logo após ser informado sobre a data da homenagem.

À época da apresentação do requerimento, o líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, também manifestou sua admiração por Nelson Trad, tanto que no mesmo dia, 14 de dezembro, encaminhou para a Mesa Diretora o requerimento para que a sessão solene fosse agendada o mais rápido possível.

Também a sessão solene foi solicitada pelos deputados Ricardo Izar Junior, Mauro Benevides e Lincoln Portela.

História de Vida

O deputado Nelson Trad nasceu em 1930, no município sul-mato-grossense de Aquidauana. Foi eleito deputado estadual por dois mandatos e deputado federal por mais sete, deixando a cena política em 2010 com objetivo de abrir espaço para novas lideranças políticas.

Na Câmara dos Deputados, Trad foi líder do PMDB, 2º Secretário da Câmara. Também foi membro da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e do Conselho de Ética, colegiados onde defendeu os preceitos constitucionais e participou da apreciação da conduta dos parlamentares federais.

Muito culto, Trad se formou em Direito na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), em 1957. Durante a vida acadêmica, a veia política e o ideal de luta por uma sociedade mais justa fizeram o estudante Trad ingressar no movimento estudantil e lutar por direitos sociais no Rio de Janeiro. Ele comandou uma greve que parou a linha de bonde na capital federal.

Voltou a Mato Grosso do Sul como advogado criminalista e a vida o conduziu à vida pública. Nelson Trad conquistou espaço no cenário político sul-mato-grossense por sua prodigiosa oratória e vasta cultura. Estas qualidades o levaram a presidir o diretório do PTB no Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

UFGD oferece 61 vagas para técnicos administrativos; Inscrições até 13 de janeiro

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está com inscrições abertas para 61 vagas de técnicos administrativos em educação. As inscrições terminam na próxima...

Hospital Auxiliadora é o destaque do “Jornal Caçula” desta semana

Acompanhe também o que foi destaque durante a semana e fique por dentro de tudo o que acontece em Três Lagoas e região.

Família Premiada + Big Mart

Foi realizado dia 09, o sorteio da Família Premiada + Big Mart, no supermercado Big Mart, na Avenida Clodoaldo Garcia. Participaram o Gerente Valdir...