24.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 24 de outubro, 2024

Câmara aprova proibição do uso de tubos de plástico para servir ketchup e mostarda

Política – 22/05/2012 – 16:05

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, nesta terça-feira (22), o Projeto de Lei 3484/00, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que proíbe o uso de tubos flexíveis plásticos ou quaisquer recipientes de uso coletivo para servir ketchup, mostarda, maionese e molhos condimentados nos restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares, ou quaisquer outras instalações que sirvam alimentos.

A justificativa é que esse tipo de recipiente coletivo pode oferecer riscos à saúde dos consumidores, uma vez que nem sempre é possível garantir a higiene e verificar a validade do produto utilizado. O projeto determina que esses produtos sejam servidos, obrigatoriamente, em embalagens individuais e descartáveis e estampem com nitidez os ingredientes utilizados, a data de fabricação e o prazo de validade.

A relatora, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), votou pela constitucionalidade e juridicidade da proposta. “O projeto não apresenta qualquer vício, quando atribui o exercício da fiscalização às autoridades estaduais e municipais”, disse. Pelo texto, o descumprimento das regras impostas implicará em advertência e multa. Agora a proposta deverá ser votada no Plenário da Câmara.

Fonte: Bol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Força Tática prende suspeito com carros “dublês” em ação no Quinta da Lagoa

Veículos teriam sido furtados em Goiás e Rio de Janeiro, e foram adquiridos por valores abaixo do mercado, segundo o detido.

Grave acidente no Centro deixa motociclista com suspeita de traumatismo craniano

Fiat Toro teria avançado a preferencial e atingido motociclista, que foi socorrida em estado grave.

Inscrições do Enem 2024 superam em 10% as de 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 tem 4.325.960 de inscrições confirmadas. O número representa um aumento de 9,95% em relação a 2023. O Ministério da...