40.2 C
Três Lagoas
domingo, 6 de outubro, 2024

Câmara aprova novas regras para aposentadoria e para saque do FGTS em 2019

Mudanças no sistema de proteção social dos militares foram aprovadas por meio de projeto de lei.

27/12/2019 08h57
Por: Com informações do site N1

BRASÍLIA (DF) – Câmara aprova novas regras para aposentadoria e para saque do FGTS em 2019. Além da reforma da Previdência, válida para trabalhadores civis, a Câmara dos Deputados aprovou em 2019 mudanças no sistema de proteção social dos militares (PL 1645/19), que foram convertidas na Lei 13.954/19.

A lei institui o pagamento de contribuições pelos pensionistas, aumenta a remuneração da categoria e a idade para a reforma compulsória.

De acordo com o texto, um dos critérios para o militar ser reformado com remuneração integral é atingir 35 anos de serviço. Antes eram exigidos 30 anos.

Tanto militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica quanto policiais militares dos estados e do Distrito Federal terão de cumprir 35 anos para passar à inatividade.

O tempo mínimo de atividade militar será de pelo menos 25 anos para homens e mulheres. A remuneração será igual ao último salário (integralidade), com reajustes iguais aos dos ativos (paridade).

As contribuições para as pensões de cônjuge e filhos aumentarão dos atuais 7,5% da remuneração bruta para 9,5% em 2020 e 10,5% em 2021. Pensionistas e alunos passarão a pagar essa contribuição, que incidirá ainda nos casos especiais; como os em decorrência de serviços prestados; a exemplo de ex-combatentes na Segunda Guerra Mundial.

Quanto aos reajustes, alguns militares terão reajuste superior a 40% na remuneração bruta. Segundo o Ministério da Defesa, o valor líquido subirá 22,7% para o subtenente (ou suboficial) com curso de aperfeiçoamento e 30,9% para o coronel (ou capitão-de-mar-e-guerra) com curso de Altos Estudos I, considerados, na prática, o final da carreira em nível técnico e superior, respectivamente.

Insira a quarta parte da matéria aqui…

Mudanças no sistema de proteção social dos militares foram aprovadas por meio de projeto de lei. Foto: Divulgação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Resultado em MS pode sair até as 19h, segundo TRE-MS

Apuração dos votos deve ser rápida, horas após o fechamento das urnas.

Eleitores fora de domicílio eleitoral podem justificar ausência no 1º turno

Quem não votar no dia 6 de outubro precisa justificar para evitar pendências com a Justiça Eleitoral, onde o processo pode ser feito também pela internet.

Fato ou Boato? Vídeo confunde ao afirmar que mensagem “Confira o seu voto” pode anular voto de eleitor

Nova funcionalidade visa estimular eleitorado a conferir os números digitados antes de confirmar a votação.