Internacional – 10/01/2012 – 09:01
A Coreia do Norte concederá anistia a um indeterminado número de presos em fevereiro para comemorar o centenário do nascimento de seu fundador, Kim Il-sung, e o aniversário do recém-falecido líder Kim Jong-il, informou nesta terça-feira a agência estatal de notícias norte-coreana.
Segundo um decreto parlamentar de Pyongyang emitido pela Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (KCNA), “se aplicará a anistia a detentos a partir de 1º de fevereiro pelo centenário de nascimento do presidente Kim Il-sung (fundador do país) e o 70º aniversário de nascimento do líder Kim Jong-il”.
Kim Il-sung, que faleceu em 1994, é considerado pelos norte-coreanos o “presidente eterno” do país, e seu aniversário, em 15 de abril, é conhecido como o “Dia do Sol”, uma das festas mais importantes no país comunista.
Também é um importante dia festivo na Coreia do Norte a data 16 de fevereiro, aniversário do filho de Kim Il-sung, o “querido líder” Kim Jong-il, que liderou o país durante 17 anos.
“É a firme vontade do Partido dos Trabalhadores da Coreia e do Estado incorporar geração após geração as políticas nobres, benevolentes e integrais” dos dois Kim, acrescentou o decreto, que não ofereceu detalhes sobre o número de presos que serão beneficiados pela anistia.
Fonte: Terra