28.5 C
Três Lagoas
sábado, 19 de outubro, 2024

Brasilândia está entre os municípios de MS com mais infrações trabalhistas análogas à escravidão

Região se destacou em levantamento do Ministério do Trabalho, que identificou 163 autos de infração no município.

Brasilândia (MS), município distante aproximadamente 65 km de Três Lagoas, está entre os cinco municípios do estado com o maior número de infrações trabalhistas relacionadas ao trabalho análogo à escravidão, conforme a mais recente atualização da “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A cidade contabiliza 163 autos de infração, consolidando sua posição em um ranking alarmante que também inclui Água Clara, Corumbá, Porto Murtinho e Ribas do Rio Pardo.

A lista divulgada em outubro de 2024 revelou 13 propriedades sul-mato-grossenses, incluindo seis novas adições no estado, onde foram encontrados trabalhadores submetidos a condições que violam a dignidade humana. Desde o início das fiscalizações em 1995, Mato Grosso do Sul já resgatou 3.112 trabalhadores nessa situação, sendo Brasilândia uma das cidades com histórico significativo de autos de infração.

As modalidades de trabalho análogo à escravidão mais frequentes incluem jornadas exaustivas, trabalho forçado e servidão por dívida, colocando em risco a saúde e a vida dos trabalhadores. A gravidade dessas condições levou ao resgate de mais de 63 mil pessoas em todo o Brasil, um esforço contínuo dos auditores-fiscais do trabalho.

O caso de Brasilândia, assim como de outras cidades do estado, é um exemplo da persistência de práticas que desrespeitam os direitos fundamentais dos trabalhadores. A situação é um reflexo da realidade no campo, onde muitos ainda enfrentam condições de trabalho precárias e degradantes.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Funcionário público aposentado organiza campanha de doações para família carente três-lagoense

Adilson Cruz relatou que pai de três crianças estaria enfrentando dificuldades após um incêndio e conta com solidariedade da comunidade para recomeçar, onde maiores informações podem ser obtidas pelo (67) 9.9231-1392.

MS registra mais de 15 mil casos confirmados de dengue em novo boletim

Já em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 3.161 casos prováveis, sendo 894 confirmados.

Secretaria de Saúde promove ação de saúde bucal para alunos da APAE em Três Lagoas

Evento contou com atividades lúdicas e envolvimento de profissionais e estudantes de odontologia para conscientizar sobre cuidados bucais.