31.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de abril, 2025

Brasil se compromete a destinar 15% dos orçamentos para ações voltadas às pessoas com deficiência até 2028

O Brasil se comprometeu a destinar 15% dos orçamentos dos programas de desenvolvimento internacional para ações focadas nas pessoas com deficiência até 2028. A Declaração de Berlim, assinada na terceira edição da Cúpula Global sobre Deficiência, realizada em Berlim, Alemanha, foi assinada por cerca de 90 países. O compromisso destaca a necessidade de garantir políticas de desenvolvimento e ajuda humanitária acessíveis e inclusivas, com ênfase na participação das organizações de pessoas com deficiência.

O documento também propõe o combate à discriminação, especialmente contra mulheres e crianças, além de melhorar a coleta de dados sobre a inclusão da deficiência para embasar políticas públicas. Os países signatários se comprometeram a garantir que a inclusão vá além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.

Durante o evento, o Brasil apresentou o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite, focado em direitos econômicos, sociais e culturais, além de ações contra o capacitismo e em prol da educação inclusiva. A delegação brasileira também compartilhou iniciativas como campanhas de combate ao capacitismo e projetos de capacitação de professores.

A Cúpula Global sobre Deficiência, criada em 2017, busca promover o desenvolvimento inclusivo e ações humanitárias para pessoas com deficiência, especialmente em países em desenvolvimento, com o objetivo de fortalecer a inclusão em nível global.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasil registra segundo maior superávit comercial histórico em março

Em março de 2024, a balança comercial brasileira registrou o segundo maior superávit da história para o mês, com US$ 8,154 bilhões a mais...

Mulher invade casa com bebê no colo, agride adolescente e bota fogo em roupas de companheiro

Suspeita foi presa pela Rádio Patrulha após admitir agressões nesta quinta-feira, 03.

Cassiano Maia sobre Três Lagoas: ‘Em 100 dias, arrumamos a casa, sem descanso’

Prefeito de Três Lagoas fala com exclusividade à Toninha Campos sobre os primeiros meses de gestão, reestruturação da folha, valorização dos servidores e os próximos passos para educação, saúde e infraestrutura.