Uma pesquisa realizada pela Ipsos e Google com 21 mil pessoas em 21 países mostrou que o Brasil está à frente na utilização de inteligência artificial (IA) em 2024. 54% dos brasileiros relataram usar IA generativa, superando a média global de 48%. Essa tecnologia, que cria conteúdos como imagens, músicas e textos, é vista com otimismo por 65% dos brasileiros, em comparação com 57% globalmente.
Além disso, 60% dos brasileiros acreditam que a IA traz maior expectativa de ganhos e criação de empregos, enquanto 49% dos entrevistados globalmente compartilham dessa visão. A confiança no mercado de trabalho com a IA cresceu de 62% para 68% em um ano, e a necessidade de novos empregos caiu de 20% para 15%.
Os brasileiros veem a IA como uma força transformadora, especialmente nas áreas de ciência (80%), medicina (77%), agricultura (74%) e segurança cibernética (67%). 64% acreditam que os benefícios da inovação superam os riscos.
Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, destacou o entusiasmo dos brasileiros em relação à IA generativa e o compromisso do Google em apoiar essa jornada. Ferramentas como assistentes de escrita (85%) e tradutores (89%) são consideradas essenciais, e 78% dos entrevistados utilizam IA no trabalho.
Com informações Conecte MS.