36 C
Três Lagoas
quarta-feira, 16 de outubro, 2024

Brasil adota sistema “Free Flow” nos pedágios

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou a implementação de um novo sistema de pedágios eletrônicos nas rodovias do Brasil, conhecido como “free flow”. Com essa tecnologia inovadora, as tradicionais cabines e cancelas serão eliminadas, proporcionando aos motoristas uma experiência de viagem mais fluida, especialmente durante feriados, quando as filas costumam ser longas e cansativas.

Como vai funcionar

O funcionamento do sistema é simples e eficiente. As tarifas de pedágio serão debitadas diretamente em uma plataforma nacional que centraliza os dados de placas de veículos de todo o país. Os motoristas terão um prazo de 30 dias para efetuar o pagamento das taxas. Para aqueles que já utilizam as tags nos pedágios convencionais, o pagamento será automático. Já os motoristas que não possuírem a tag deverão utilizar um aplicativo do governo para realizar o pagamento.

A nova medida visa também promover a responsabilidade financeira dos motoristas. Aqueles que não realizarem o pagamento dentro do prazo estipulado estarão sujeitos a uma multa de R$ 195, além de acumularem 5 pontos na carteira de habilitação. Para garantir a segurança e a transparência, as imagens das passagens dos veículos que efetuarem o pagamento serão armazenadas por 90 dias, enquanto os registros dos devedores ficarão disponíveis por até 5 anos.

Mais barato

Além de facilitar a vida dos motoristas, o sistema free flow promete reduzir os custos operacionais, já que elimina a necessidade de funcionários e grandes estruturas físicas. A cobrança será baseada na quilometragem rodoviária, permitindo que os motoristas paguem apenas pelos trechos utilizados. A tecnologia já está em operação em alguns trechos de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e a expectativa é que o número de motoristas utilizando as tags de cobrança eletrônica chegue a 20 milhões nos próximos três anos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Superlotação: Sistema prisional de MS enfrenta crise com mais de 21 mil presos

O sistema prisional de Mato Grosso do Sul enfrenta uma grave crise de superlotação. Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança...

Drogas e um simulacro de arma são apreendidos durante operação conjunta em Três Lagoas

Ação foi realizada para a busca de suspeitos de roubos, resultando no cumprimento de mandados de prisões na região do São João.

PRF apreende maconha e skunk transportados em caminhão na BR 262

Motorista e passageiro bolivianos foram flagrados transportando os entorpecentes, onde o caso foi encaminhado à Polícia Judiciária.