18/10/2014 – Atualizado em 18/10/2014
Péssimas condições da estrada são constadas através de pesquisa da CNT
Por: DD
A BR-163 que liga o Rio Grande do Sul ao Pará e a BR-158 que corta Mato grosso do Sul de norte a sul está entre as10 piores rodovias do pais conforme levantamento feito pela Confederação Nacional dos Transportes.
A estrada é uma das mais importantes para o escoamento da produção agrícola do estado e esta falta de investimento no setor pode aumentar ainda mais o custo do frete que hoje em regiões como a Norte e Centro-Oeste já são 30% mais altos.
Na pesquisa a CNT avaliou mais de 98 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais importantes para a logística do país. Condições gerais, pavimentação, sinalização e a geometria das vias foram analisadas e o relatório vai servir de base para o desenvolvimento de políticas para o setor e programas públicos e privados.
De acordo com o levantamento, o Brasil possui 1.691.522 quilômetros de rodovias, dos quais apenas 12% são pavimentadas e 62% são consideradas regulares, ruins ou péssimas. Além da BR-163, rodovias importantes para o escoamento da safra, como a BR-364, que liga Mato Grosso a Rondônia, e a BR-158, no trecho de Jataí a Piranhas, em Goiás, também estão no ranking das 10 piores.
O grande problema ainda é a falta de investimento em infra-estrutura e manutenção do modal. Em 2013, o governo federal gastou pouco mais de R$ 8 bilhões nas rodovias, enquanto a estimativa da CNT é que são necessários R$ 290 bilhões. Alguns trechos da BR 163 , que foram privatizados começam a receber investimentos mas, de acordo com a avaliação de técnicos da CNT o ritmo de investimento tem se mostrado muito baixo.