O BNDES aprovou uma linha de crédito de R$ 20 milhões para a Scitech Produtos Médicos S.A., principal fornecedora de stents farmacológicos para o SUS. A empresa, localizada em Aparecida de Goiânia (GO), fornecerá ao SUS stents coronários, cateteres, fios guias dirigíveis para angioplastia e balões periféricos. Esses dispositivos são fundamentais em intervenções cardiovasculares, uma das principais causas de mortalidade mundial.
O financiamento faz parte do programa Fornecedores SUS, que apoia empresas que atendem ao sistema público de saúde, fortalecendo a indústria nacional. O BNDES, vinculado ao MDIC, oferece crédito com taxas mais baixas que bancos privados, e desde 2024, já liberou R$ 117 milhões nesse programa.
A Scitech se compromete a fornecer o equivalente em produtos fabricados no Brasil ao SUS nos próximos dois anos. Segundo o CFO da empresa, Mayko Melo, o crédito ajudará a consolidar a Scitech como principal fornecedora de stents farmacológicos para o SUS. O financiamento também está alinhado à política de incentivo à indústria nacional “Nova Indústria Brasil”, que visa aumentar a produção nacional de insumos de saúde.
Com mais de 20 anos de experiência, a Scitech faz parte do grupo Capital Med Participações S.A. e opera em vários países, incluindo Brasil, Chile, Espanha, Itália, Singapura e EUA.
Com informações Agência Brasil