A plataforma Blackfield, lançada nesta sexta-feira (21), utiliza tecnologia para combater a falta de representatividade negra em campanhas publicitárias brasileiras, marcando o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. A ferramenta usa inteligência artificial para analisar imagens, textos, filmes, roteiros e planos de mídia, ajudando as marcas a ajustarem suas campanhas para garantir a visibilidade adequada de pessoas negras, de acordo com a região de veiculação.
Ao cruzar dados de cada peça publicitária com informações demográficas do IBGE, a Blackfield determina o percentual ideal de representatividade negra para cada local. A plataforma gera relatórios personalizados, apontando problemas de contexto, índices de visibilidade e sugestões para ajustes nas campanhas.
Idealizada pela Raça Comunicações em parceria com a LePub São Paulo, a ferramenta está na fase alpha, sendo testada por pessoas negras para aperfeiçoar o algoritmo. Seu lançamento para as marcas ocorrerá em abril, com uma estratégia de divulgação que inclui filmes, conteúdos digitais, influenciadores e mídia geolocalizada.
Com informações CNN Brasil