Política – 18/12/2012 – 17:12
O prefeito eleito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), seu vice, Gilmar Olarte (PP), e os 29 vereadores eleitos em Campo Grande, além dos nove suplentes das coligações que concorreram à eleição este ano, serão diplomados terça-feira.
O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) promove a solenidade às 20 horas no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes.
Da lista, Bernal e os vereadores Paulo Pedra (PDT), Edson Shimabukuro (PTB), o My Body, e Alceu Bueno (PSL), vão para a cerimônia com as contas reprovadas pela Justiça Eleitoral, o que pode levar à cassação do registro de candidatura, porém, cabe recurso ainda ao TRE e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Segundo informações do TRE, eles podem ser diplomados e também tomar posse porque basta ter as contas de campanha julgadas e não necessariamente aprovadas.
Em Mato Grosso do Sul, a diplomação tem de ocorrer até amanhã (19), último dia útil antes do recesso natalino em suas respectivas Zonas Eleitorais. Algumas cidades do Estado, como Dourados, já passaram pelo ato.
A diplomação, que está prevista no artigo 215 do Código Eleitoral, é o ato formal que torna apto os eleitos para a posse no cargo, que ocorre em 1º de janeiro.
Fonte: Campo Grande News