Bombeiros alertam para rompimento de barragem da mina do Pau Branco; Defesa Civil e Vallourec negam.
MINAS GERAIS (MG) – A barragem que fica na Mina do Pau Branco, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, transbordou na manhã deste sábado (8). Inicialmente havia a informação de que a estrutura teria se rompido.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma pessoa ficou ferida, mas não há informação de vítima fatal.
A Defesa Civil de Nova Lima informou que não houve rompimento da barragem, e sim um sobrecarregamento do sistema de drenagem, que não teria suportado a chuva e transbordado. O órgão informou ainda que moradores relataram ter ouvido a sirena da barragem ser acionada, porém a Defesa Civil diz que se trata apenas de um teste do sistema sonoro da estrutura.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro viaturas militares estão a caminho do local e o Batalhão de Operações Aéreas também foi acionado para a ocorrência.
O trânsito na BR-040 está completamente interditado nas duas direções na altura do KM 562 por conta de lama na pista. A Polícia Rodoviária Federal se desloca para o local para avaliar a situação da via.
O prefeito de Nova Lima informou que há três hipóteses sobre o que ocorreu. A ruptura da estrutura, considerada menos provável até o momento, a ruptura do sistema de drenagem e o transbordo desse sistema.
Em nota, a Vallourec informou que houve transbordamento de um dique localizado na mina. A empresa disse ainda que não houve rompimento da barragem. “Equipes estão atuando no local e, em breve, mais informações serão repassadas.”