37.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de novembro, 2024

Banco Central divulga vazamento de dados no Pix

O Banco Central (BC) anunciou nesta terça-feira (26) que 1.378 chaves Pix de clientes da Cronos Instituição de Pagamento tiveram seus dados vazados. Este é o 17º incidente relacionado ao sistema Pix desde seu lançamento, em novembro de 2020, e o 12º apenas neste ano.

O vazamento ocorreu entre os dias 5 e 8 de novembro e afetou informações como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta. Contudo, dados sigilosos, como saldos, senhas e extratos bancários, não foram comprometidos.

De acordo com o BC, o incidente foi causado por falhas pontuais nos sistemas da Cronos, o que permitiu que essas informações ficassem expostas temporariamente, embora não houvesse garantia de que tenham sido capturadas por terceiros.

Apesar do baixo impacto potencial para os clientes, o BC optou por divulgar o ocorrido como parte de seu compromisso com a transparência. A autoridade informou que o caso será investigado e que a instituição pode ser penalizada com multas, suspensão ou até exclusão do sistema Pix, conforme a gravidade do incidente.

A Cronos, por sua vez, atribuiu o vazamento a um único correntista que, ao explorar “falhas de monitoramento”, obteve acesso aos dados das chaves Pix. A fintech afirmou que, em conformidade com seus protocolos de segurança, o cliente não teve acesso a informações confidenciais, como senhas ou dados financeiros. Após a descoberta, o correntista foi notificado e teve sua conta encerrada.

O incidente destaca a crescente preocupação com a segurança no uso do Pix, que, embora seja uma ferramenta de pagamento eficiente e popular, ainda enfrenta desafios relacionados à proteção dos dados dos usuários.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Ainda estou aqui”: Filme bate recorde e se torna o mais assistido no Brasil

O longa-metragem Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, segue quebrando recordes de bilheteira no Brasil. Nesta semana, o filme ultrapassou Wicked e se...

MS propõe mudanças no concurso para Policial Civil com novas etapas e responsabilidades

O ingresso na carreira de Policial Civil em Mato Grosso do Sul poderá passar a ter novas regras, conforme o Projeto de Lei Complementar...

Vereadores de Três Lagoas aprovam contas da prefeitura de 2018 em sessão ordinária

Na 40ª sessão ordinária, realizada na última segunda-feira, 26 de novembro, os vereadores de Três Lagoas aprovaram, por maioria, as contas da Prefeitura referentes...