22.8 C
Três Lagoas
sábado, 26 de outubro, 2024

Avanço de desemprego perde força no País, segundo indicador da FGV

06/07/2016 – Atualizado em 06/07/2016

Índice da Fundação Getulio Vargas sugere que taxas de desemprego começam a perder força

Por: Marcio Ribeiro com Portal Brasil

O mercado de trabalho começa a dar os primeiros sinais de melhora. Dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgados nesta quarta-feira (6), mostram que o avanço do desemprego tem perdido força.

Em junho, o indicador antecedente de emprego, que mede o ímpeto de contratações para os próximos três meses e a situação dos negócios para os próximos seis meses, apresentou avanços. Comparado a maio, houve crescimento de 3,5%.

Com esse desempenho, o indicador chegou a 82,2 pontos, o maior nível desde abril de 2014, quando foi registrado 83 pontos.

Na prática, isso significa que as empresas devem voltar a contratar a partir deste segundo semestre ou pelo menos parar com as demissões. Essa foi a quarta alta consecutiva no indicador.

“A evolução dos Indicadores de Mercado de Trabalho nos últimos meses vem sinalizando que as empresas estão calibrando o ritmo de ajuste de seus efetivos de mão de obra”, observou Itaiguara Bezerra, economista da FGV. “Começam a mostrar uma atenuação do ritmo de queda do emprego”, afirmou.

Otimismo das famílias

A percepção das famílias em relação ao mercado de trabalho também começa a mudar. O brasileiro está mais otimista e avalia que o ritmo de demissões diminuiu. O indicador coincidente de desemprego da FGV mede essa percepção.

Na comparação entre maio e junho, houve uma queda de 1,9% nesse indicador, e, segundo a FGV, isso “sugere redução no ritmo de alta da taxa de desemprego em relação ao ano passado”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Seleção brasileira treina em Belém para as eliminatórias

A seleção brasileira masculina de futebol volta a se reunir em Belém, (PA) a partir de 11 de novembro com o objetivo de...

41 mil alunos em MS ganham acesso ao Saúde na Escola

Mato Grosso do Sul é um dos destaques do Programa Saúde na Escola (PSE) do Governo Federal no biênio 2023/2024. Em comparação com o...

MP solicita suspensão de licitação para transporte escolar na região do Arapuá

O Ministério Público pediu a suspensão por tempo indeterminado do processo licitatório n° 145/2024, destinado à contratação de empresa especializada em transporte escolar para...