31.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 9 de janeiro, 2025

Aumento do sorotipo 3 da dengue preocupa autoridades brasileiras

O sorotipo 3 da dengue registrou um aumento significativo no Brasil, particularmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Amapá e Paraná, nas últimas quatro semanas de dezembro de 2024. Este cenário tem preocupado as autoridades sanitárias, já que o sorotipo 3 não circulava predominantemente no país desde 2008, deixando grande parte da população suscetível à doença.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o sorotipo 1 da dengue foi o mais prevalente em 2024, estando presente em 73,4% das amostras testadas. “Estamos vendo uma mudança significativa para o sorotipo 3”, destacou Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde, durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (9).

A projeção do Ministério da Saúde, baseada nos padrões observados em 2023 e 2024, estima que a maioria dos casos de dengue em 2025 ocorrerá nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná. Estes estados devem apresentar uma incidência maior do que a registrada no último ano.

” Com o efeito do El Niño, continuaremos a enfrentar altas temperaturas e extremos climáticos. Além disso, a seca provoca o armazenamento inadequado de água, facilitando a proliferação de mosquitos,” explicou Maciel. Nas últimas semanas de 2024, 84% dos casos de dengue concentraram-se nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Santa Catarina.

Zika
Nas últimas quatro semanas de 2024, 82% dos casos prováveis de Zika foram identificados nos estados de Espírito Santo, Tocantins e Acre.

Chikungunya
Em dezembro de 2024, 3.563 casos prováveis de Chikungunya foram registrados, com 76,3% dos casos concentrados em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. “Os estados se repetem para dengue, Zika e Chikungunya,” ressaltou Maciel.

Oropouche
O Espírito Santo também enfrenta uma concentração expressiva de febre do Oropouche, com casos importados em Rio Grande do Norte, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul. Na primeira semana de 2024, o Brasil registrou 471 casos de febre do Oropouche, enquanto que na primeira semana de 2025, foram contabilizados 98 casos.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cenário musical de MS perde um grande nome

Na manhã desta quinta-feira (8), o corpo de Laysa Moraes, mais conhecida no cenário do rap como La Brysa, foi encontrado às margens do...

Instagram removerá filtros criados por terceiros

O Instagram anunciou que removerá todos os filtros de realidade aumentada (RA) criados por terceiros a partir da próxima terça-feira, 14 de janeiro. A...

Principais erros cometidos durante os exames práticos, segundo o Detran-MS

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) recebeu, ao longo de 2024, um total de 114.059 candidatos ao exame prático,...