Economia – 01/01/2012 – 10:01
Indústrias também promovem eventos sobre qualidade de vida, autoestima, e meio ambiente
A chegada do setor de celulose em Mato Grosso do Sul está criando uma nova cultura de trabalho na região de Três Lagoas. Somente em 2011 mais de quatro mil profissionais foram capacitados pela Fibria, atendendo a normas internacionais de segurança exigidas na atividade florestal.
De acordo com o especialista em logística florestal, Roberto Jacinto, membro da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho – CIPA, os reflexos destas atividades de conscientização nos setores da indústria, trabalho rural e transporte de madeira incidem diretamente nas famílias e na comunidade onde o trabalhador vive.
Trabalhadores da Fibria e moradores da área rural, por exemplo, são orientados sobre os limites de velocidade permitidos nas estradas de acesso as fazendas. Através do programa “Comportamento Seguro” e “Estrada Segura” os trabalhadores são capacitados como observadores de segurança para orientar outros colegas.
Estas ações são reforçadas em eventos como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho no Transporte de Madeira – SIPATM, que no mês de julho trouxe como palestrante o radialista Pedro Trucão, da rádio Globo. Nesta ocasião o programa Globo Estrada foi transmitido ao vivo, diretamente da Fibria Unidade Três Lagoas, para caminhoneiros de todo o Brasil.
Para o especialista de processo em secagem de celulose, Ademilson Carlos Zeber, as peças de teatro foram outro diferencial na Fibria. Durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA), realizada no início de dezembro, os atores falaram de meio ambiente e boas práticas de segurança.
“Muitas vezes o trabalhador perde a percepção do risco com acidentes e cuidados com sua saúde. A tendência é pensar que nada vai acontecer. Se sentem autoprotegidos devido a experiência que adquirem. A orientação tem que ser diária, apoiada por eventos focados em qualidade de vida, autoestima, meio ambiente e segurança”, diz o especialista de colheita Ricardo Fino, organizador da Semana Interna de Prevenção aos Acidentes do Trabalho Rural – SIPATR, ocorrida em novembro.
Para o ano de 2012 a Fibria vai continuar suas campanhas de segurança na indústria e no campo, através das blitz educativas, SIPATM, SIPATR e SIPATMA, em parceria com entidades públicas e outras empresas.
Fonte: Assessoria de Imprensa