O Distrito de Arapuá-MS recebeu a triste notícia do falecimento de Valdomiro Garcia Paschoalim, o “Mirão”, de 69 anos, nesta manhã chuvosa de quinta-feira (16) de dezembro.
Mirão foi socorrido por sua esposa Jocilea Trannin e um sobrinho, após passar mal em sua residência por volta das 23h45min de ontem (15) de dezembro. Mirão foi levado até Três Lagoas por um carro da família, enquanto o SAMU via de encontro na BR 262, mas foi socorrido pela equipe ainda na entrada de Três Lagoas, na região da fazenda Rodeio, mas já estava sem vida. O motivo do falecimento foi insuficiência cardíaca (cardiopatia isquêmica) devido a hipertensão arterial sistêmica.
O velório será na Capela Nossa Senhora Aparecida do Distrito de Arapuá, a partir do meio dia desta quarta (16), com o sepultamento as 16 horas no Campo Santo de Arapuá.
Nascido em Andradina-SP em 20 de setembro de 1952, Valdomiro escolheu o Arapuá como seu lar, e foi em 1976 que se casou com Jocilea Trannin, onde trabalhava com bicho da seda com seu pai Jorge Paschoalim, logo em seguida foi contratado pela Seda Shoei Bratac para dar assistência aos criadores do Bicho da Seda no Distrito de Arapuá e região. Ia para São José do Rio Preto buscar larvas e desinfetava os barracões e por último levava os casulos para São José. Um trabalho que abrangia Selviria até próximo ao distrito de Garcias.
Amante do futebol, torcedor do Santos Futebol Clube, foi um dos melhores goleiros que fizeram parte SERA (Sociedade Esportiva Recreativa Arapuá), após encerrar sua carreira como esportista ao machucar um joelho, Valdomiro sofreu um AVC perdendo assim a voz, mas mesmo assim não abandonou seu time do coração o Arapuá, continuando como dirigente, e assim o técnico de futebol do S.E.R.A, por muitos anos, dando vários títulos de campeão em campeonatos regionais e amadores de Três Lagoas. Mesmo com a falta da fala, os jogadores entendiam seu técnico, que era muito querido por todos os atletas que por ali passaram.
Aposentou como Funcionário Publico Municipal na pasta da Sejuvel, onde tinha todo o cuidado com o gramado do campo Municipal de Arapuá “José Aguinaldo”, e por ali trabalhou por muitos anos, tendo um dos melhores gramados do Estado do MS, graças a todo seu carinho e cuidado.
O seu outro hobbie era a pesca, por onde passava dias diante dos rios Rio Verde ou Sucuriu, sempre com seus amigos inseparáveis José do Brejo e Toninho, que aos poucos foi perdendo durante a vida. Já por último foi diminuindo as idas aos Rios, mas uma vez ou outro isso acontecia, na companhia de Soares e do seu filho Flávio.