Jornalismo da Caçula FM procurou a assessoria de comunicação do órgão, que respondeu algumas dúvidas sobre o serviço e funcionamento dos 11 equipamentos, instalados em diversos pontos do município.
O jornalismo da Caçula FM recebeu nesta quinta-feira, 6, as respostas à respeito do funcionamento dos 11 radares instalados em alguns pontos de Três Lagoas. O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), por meio de um e-mail, deu maiores detalhes da empresa responsável pelo serviço, além de outras dúvidas sobre o funcionamento e da manutenção dos equipamentos.
A presença de radares em Três Lagoas tem gerado dúvidas e questionamentos entre os motoristas, principalmente sobre sua operação e gestão. Os equipamentos, que têm a função de fiscalizar a velocidade e reduzir o número de acidentes, foram instalados, segundo informações do DETRAN pelo Consórcio Controle e Segurança, vencedor de um processo licitatório realizado em 2022 realizado pelo departamento. É a empresa responsável pela manutenção, e pela operacionalização dos equipamentos na cidade.
Ao serem questionados à respeito do registro das multas, o órgão alegou que, após registrar uma infração, o radar encaminha as informações sistematicamente, onde um agente da autoridade de trânsito valida o auto de infração. Esse procedimento garante que as multas sejam verificadas antes de sua oficialização. O departamento também afirmou que a Prefeitura Municipal de Três Lagoas mantém um convênio com o DETRAN, que permite que o município defina os locais de instalação dos radares.
Nossa reportagem também questionou o DETRAN à respeito das diferenças entre os radares, instalados nas ruas e avenidas do município, com os radares que estão instalados na frente do Câmpus 2 da UFMS, na Av. Ranulpho Marques Leal.
O órgão afirmou que a diferença que os radares instalados nas ruas da cidade apresentam daqueles presentes nas rodovias federais é o que diz respeito à responsabilidade de fiscalização. Enquanto os equipamentos urbanos são geridos pelo Detran e pela Prefeitura , os radares das rodovias federais ficam sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). No que diz respeito à tecnologia, os radares têm funcionamento semelhante, com o mesmo objetivo de prevenir acidentes e garantir maior segurança no trânsito.
Um outro questionamento feito pela Caçula foi do porque os radares instalados não possuírem um painel com a velocidade registrada, assim como o na frente da UFMS. O DETRAN respondeu alegando que os radares instalados no município são do tipo controlador de velocidade, diferindo das lombadas eletrônicas.
O órgão afirma que, enquanto as lombadas eletrônicas possuem um painel digital que exibe a velocidade do veículo em tempo real e alertam o motorista, os radares fixos não possuem display visível e servem apenas para fiscalizar e autuar os condutores que excedem os limites permitidos. As lombadas eletrônicas são usadas em locais estratégicos e exigem estudos técnicos para serem implantadas, além de contarem com adaptações na via para forçar a redução da velocidade.