Política – 03/02/2012 – 09:02
Trabalhadores decidiram quinta-feira(2), pelo fim da greve após fecharem acordo.
Após quase doze horas de negociação, terminou quinta-feira(2), a greve dos 8 mil operários da indústria Eldorado em Três Lagoas. Um acordo entre as empreiteiras e os trabalhadores foi firmado por intermédio do Ministério do Trabalho e Emprego –MTE, Força Sindical, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Três Lagoas e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada. No entanto, o trabalho só recomeça na próxima segunda-feira.
As empresas concordaram em elevar o valor da cesta básica de alimentos de R$ 70,00 para R$ 250 e darão 5 dias de folga para cada empregado a cada 90 dias trabalhados, para que possam visitar familiares que residem em outros estados da federação. As informações são da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul, que está faz parte da comissão de negociação.
Também foi acertada a criação de uma força tarefa, formada por essas entidades e pelo Ministério do Trabalho e Emprego, para apurar outras possíveis irregularidades que estão ocorrendo no local, como o não pagamento das horas in etinere e outros problemas, comentou o presidente da Força Sindical Idelmar da Mota Lima.
Uma ata foi elaborada e assinada pelas autoridades do Ministério do Trabalho e Emprego, pelas empresas e pelas lideranças sindicais e trabalhadores. Pelo acordo, os dias parados não serão descontados dos trabalhadores.
Fonte: Correio do Estado / J.J Cajú