A regulamentação de produtos provenientes de abelhas e seus derivados deve expandir o mercado da apicultura em Mato Grosso do Sul. O chamado Selo Arte será válido a partir do dia 1° de outubro.
O motivo é que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou a portaria nº 289, de 13 de setembro de 2021, no diário oficial da união, regulamentando a produção artesanal dos produtos de origem animal na apicultura.
“O Selo Arte permitirá que os produtos provenientes de abelhas e seus derivados, que são produzidos de forma artesanal e tradicional, sejam regulamentados. É uma ótima oportunidade para os apicultores e meliponicultores de Mato Grosso do Sul de expandir os mercados e agregar valor aos seus produtos”, avalia Fernanda Oliveira, analista técnica do Sistema Famasul
Conforme o Mapa, os produtos artesanais de abelhas Apis mellifera e de abelhas nativas sem ferrão se encaixam no regulamento.
O uso de ingredientes industrializados deve ser restrito ao mínimo necessário, sendo vedada a utilização de corantes, aromatizantes e outros aditivos considerados cosméticos.
As técnicas e os utensílios adotados que influenciem ou determinem a qualidade e a natureza do produto final devem ser predominantemente manuais em qualquer fase do processo produtivo.
Selo Arte
Com o Selo Arte, é possível o comércio nacional de produtos alimentícios de origem animal elaborados de forma artesanal. O Selo é um certificado de identidade e qualidade.
Informações do site Correio do Estado