Política – 04/03/2012 – 06:03
O governador André Puccinelli e o prefeito Nelsinho Trad deverão anunciar a escolha de Giroto baseando-se em pesquisas de opinião pública
O deputado federal Edson Giroto deverá ser confirmado na segunda-feira (5) como pré-candidato do PMDB a prefeito de Campo Grande. A indicação de seu nome já era esperado tanto dentro do partido quanto na oposição. O governador André Puccinelli e o prefeito Nelsinho Trad deverão anunciar a escolha de Giroto baseando-se em pesquisas de opinião pública.
Os números a serem apresentados indicam a preferência do eleitor por Giroto para concorrer a prefeitura pelo PMDB. Mas, nas mesmas pesquisas, o líder na pré-corrida eleitoral é o deputado estadual Alcides Bernal (PP). Ele estaria disparado à frente do peemedebista.
Diante do critério de escolha do pré-candidato do PMDB, o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi, será preterido para a sucessão de Nelsinho Trad. O mesmo acontecerá com o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM). Este último já não contava com a simpatia dos governistas para ser o candidato da base aliada. A sua rejeição política é muito grande.
Com o anúncio do pré-candidato do PMDB, todos os grandes partidos saberão quais serão os adversários na corrida eleitoral pela Prefeitura de Campo Grande. O PMDB foi o último a escolher o seu representante porque precisava alavancar o nome de Giroto. E conseguiu emplacá-lo com o empurrão do governador André Puccinelli e do prefeito Nelsinho Trad, além dos deputados estaduais.
Com a escolha de Giroto, a disputa eleitoral em Campo Grande terá ainda o deputado federal Vander Loubet pelo PT, o deputado federal Reinaldo Azambuja pelo PSDB e o ex-senador Antonio João Hugo Rodrigues pelo PSD.
Sem surpresa
A indicação de Giroto já vinha sendo preparada desde o ano passado quando o governador André Puccinelli negociou com a direção nacional do PR a sua migração para o PMDB. Então, não foi surpresa a escolha do deputado para encabeçar a chapa do principal partido governista em Mato Grosso do Sul.
Giroto sempre o preferido de André por ser o seu braço-direito nos dois mandatos na Prefeitura de Campo Grande e no primeiro no Governo do Estado. Para ajudá-lo a crescer na preferência do eleitor, André passou a carregá-lo nos bairros de Campo Grande para acompanhar a execução de obras e as inaugurações.
A sinalização pela indicação de Giroto ganhou dimensão quando os deputados estaduais, Eduardo Rocha, líder do PMDB, e Júnior Mochi, líder do Governo, passaram a defender a sua pré-candidatura da tribuna da Assembleia Legislativa. “Giroto é o meu candidato em Campo Grande e pronto”, declarou Eduardo Rocha.
O presidente da Assembleia, deputado Jerson Domingos (PMDB), declarou, também, dias atrás a sua preferência por Giroto por ser o nome preferido do governador André Puccinelli. Mesmo não falando publicamente, o governador confidenciava com jornalistas e políticos a sua torcida pelo deputado, apontado “um fiel companheiro de todas as horas”.
Fonte: Correio do Estado