28.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 10 de janeiro, 2025

Andradina: Reunião da ANTT e ALL debaterá passagens de níveis

Política – 21/03/2012 – 19:03

ANDRADINA – Em reunião ocorrida em Brasília, na sede da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), o prefeito de Andradina Jamil Ono (PT) e o Ouvidor Público, Manoel Messias de Almeida, conseguiram dar um passo histórico para a solução dos problemas relacionados a manutenção e segurança das PNs (Passagens de Nível) da linha férrea. Em reunião com o Superintendente de Serviços de Transporte de Cargas, Noboru Ofugi, a pedido do prefeito Jamil Ono, uma reunião entre a ANTT, Governo de Andradina e a ALL acontecerá na próxima terça-feira.

“Um engenheiro da ANTT vem a cidade ver o problema in loco e a ALL foi convocada a participar da reunião. Essa é a primeira vez que as partes envolvidas na problemática vão sentar juntas para uma discussão que pode mudar o rumo do tratamento da linha férrea na cidade”, disse Messias.

Desde o início das discussões sobre as passagens de nível no perímetro urbano da cidade, o Governo de Andradina vem conseguindo algumas conquistas na discussão. Com a apresentação de dossiês, mostrando desde as guaritas das cancelas até o matagal no entorno da linha férrea.

“Sempre procuramos manifestar a preocupação do município tanto na segurança no trânsito nas travessias até ao transporte de produtos inflamáveis pela área urbana da cidade. Nosso interesse sempre foi a segurança do cidadão e estamos chegando a um entendimento, na base do diálogo”, disse Jamil.

Representantes do Governo de Andradina chegaram realizar uma reunião na sede da ALL (América Latina Logística), onde a concessionária reconheceu que falta uma atenção especial na área operacional e se dispôs em colocar Andradina como prioridade, o superintendente da ANTT propôs uma solução em conjunto.

Segundo Messias, a vinda do engenheiro Paulo Jorge Costa, que é responsável pelo departamento das passagens de nível da ANTT, vai adiantar a discussão e o encaminhamento par a uma solução definitiva.

“Será uma reunião que vai avançar décadas neste assunto e quem sabe marcar de uma vez por todas o fim dos problemas com a passagem de nível”, disse Messias.

DNIT – O prefeito Jamil Ono (PT) tem uma agenda nesta quinta-feira (22) com o diretor de Infraestruturas Ferroviárias do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Mário Dirani. A pauta da reunião é o conhecimento do projeto do DNIT para o contorno ferroviário que retiraria a linha férrea da área urbana da cidade, que solucionaria o problema de vez.

O projeto esta previsto no do Prosefer (Programa de Segurança Ferroviária), que é um programa do Governo Federal que tem objetivo aumentar a produtividade do sistema e diminuir os custos operacionais de transporte.

Segundo um parecer prévio do Dnit, desiar os triblhos do centro de Andradina custaria R$ 100 milhões.

Fonte: Secom/Prefeitura / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Viveiro Municipal de Três Lagoas passará a funcionar das 7h às 11h

O Viveiro Municipal, responsável pela produção de mudas de diversas espécies de plantas e árvores que são usadas em áreas verdes públicas e distribuídas...

Boa notícia aos três-lagoenses, nova viação de transporte já tem data para começar

A Viação Cidade Corumbá Ltda., com sede em Corumbá, começa a operar o transporte público coletivo em Três Lagoas a partir da segunda quinzena...

Brasil registra recorde de alertas de desastres naturais em 2024

O Brasil vivenciou um aumento significativo no número de alertas de desastres naturais em 2024, atingindo um recorde de 3.620 notificações, de acordo com...