23 C
Três Lagoas
segunda-feira, 6 de janeiro, 2025

Alterações nas regras de aposentadoria para 2025

A Reforma da Previdência, aprovada em 2019, trouxe importantes mudanças para os trabalhadores que desejam se aposentar. Em 2025, as novas regras de aposentadoria por tempo de contribuição e pelo sistema de pontos estão em vigor.

Para as mulheres, a idade mínima de aposentadoria é de 59 anos com 30 anos de contribuição. Para os homens, é necessário ter 64 anos e 35 anos de contribuição. Vale destacar que essas idades aumentarão em seis meses a cada ano, até atingirem 62 anos para mulheres em 2031, e 65 anos para homens em 2027.

O sistema de pontos, que combina a idade com o tempo de contribuição, também sofreu alterações. Em 2025, as mulheres precisam alcançar 92 pontos, enquanto os homens necessitam de 102 pontos. Para professores, as regras são diferenciadas: professoras precisam somar 87 pontos e professores, 97 pontos. Este sistema continuará a crescer em um ponto por ano, até chegar a 100 pontos para mulheres e 105 pontos para homens.

Além disso, existem as regras de transição de “pedágio”, voltadas para aqueles que estão próximos de se aposentar. No pedágio de 50%, o trabalhador deve cumprir um período adicional correspondente à metade do tempo faltante na data da reforma. Já o pedágio de 100% exige idade mínima, tempo de contribuição e o cumprimento de um período adicional igual ao tempo faltante, o que pode proporcionar um benefício mais alto.

Para o pedágio de 50%, trabalhadores devem continuar por metade do tempo necessário para completar o tempo de contribuição previsto (30 anos para mulheres e 35 anos para homens). No pedágio de 100%, homens precisam ter 60 anos e mulheres, 57. Faltando dois anos para se aposentar, por exemplo, seria necessário trabalhar mais quatro anos.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza uma ferramenta para simular o tempo necessário para solicitar o benefício. Todas as regras estão disponíveis no site do instituto.

Com essas mudanças, é fundamental que os trabalhadores se mantenham informados para planejar sua aposentadoria de acordo com as novas exigências.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem morre após uso de medicamento para disfunção erétil

Um homem de 56 anos morreu em Campo Grande, neste domingo (5), após sofrer uma parada cardíaca no bairro Portal Caiobá. De acordo com...

Homem em surto ataca mulher com pedaço de madeira em Três Lagoas

Na tarde deste domingo (5), um caso de violência doméstica foi registrado no bairro Jardim das Graças, em Três Lagoas. Um homem de 37...

Especialista alerta: uso indiscriminado da internet pode ser prejudicial

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou recentemente um projeto de lei que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em escolas públicas e...