O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) emitiu um alerta de fortes chuvas para a capital paulista entre quinta-feira (26) e sexta-feira (27), com risco de inundações, alagamentos e deslizamentos de terra em áreas mais vulneráveis.
Segundo o CGE, o intenso volume de chuvas é causado pela formação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deste verão, que começou no último sábado (21). “É uma banda de nuvens que se estende desde o norte do país, alinhada com uma frente fria no litoral do sudeste”, explica o órgão.
A previsão para a véspera de Natal (24) indica muitas nuvens e chuviscos durante a madrugada e início da manhã. À tarde, o tempo pode variar entre nublado e períodos de sol, com temperaturas entre 19°C e 25°C e umidade do ar entre 65% e 95%.
No dia de Natal (25), espera-se céu nublado pela manhã, com temperatura em torno de 19°C e vento fraco de nordeste/leste. O sol deve aparecer entre nuvens, com máxima de 28°C e umidade mínima de 52%. Durante a tarde, há possibilidade de pancadas de chuva isoladas e, à noite, temporais com alagamentos.
A Defesa Civil de São Paulo destaca que todo o período natalino deve ser marcado por chuvas intensas, especialmente nas regiões do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Região de Campinas, Sorocaba e Bauru.
Com informações Agência Brasil