O sábado (19) começou com chuva e a sexta-feira (18) foi marcada por grande volume de água em Três Lagoas, com intensidade que pegou muitos moradores de surpresa e causou transtornos em todas as áreas mais vulneráveis da cidade, onde não há asfalto, nem rede pluvial.
O sol apareceu na tarde deste sábado (19), em toda a região Leste, ainda assim, a Defesa Civil de Três Lagoas alerta: o risco de mais chuva ocasional e tempestades ainda permanece elevado nas próximas horas, para a região e grande parte do Estado.
De acordo com Celso José, representante da Defesa Civil, “a previsão indica que as instabilidades podem voltar a partir à noite, com temperaturas variando entre 22°C (mínima) e 28°C (máxima)”.

(Foto: arquivo Caçula)
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo de chuvas intensas, válido até às 9h de domingo (20). Entre os principais riscos estão:
- Volumes de água considerados altos para os meteorologistas, que devem atingir entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
- Ventos que podem atingir de 40 a 60 km/h.
- Pode haver cortes de energia, mesmo com baixo risco.
- Possibilidades de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O coordenador da Defesa Civil ainda destaca que “há dificuldades de acesso nas estradas da região do Maresias e nos distritos de Garcia e Arapuá, onde a chuva afetou a mobilidade dos moradores. Todos esses casos foram encaminhados à administração municipal, e o prefeito Cassiano Maia e secretários de pastas que atuam nestas situações, já iniciaram ações para melhorar o acesso e reforçar a infraestrutura nos pontos mais críticos”.
As recomendações seguem as mesmas e podem valer vidas, como não procurar abrigo sob árvores durante ventos fortes ou tempestades; Evitar estacionar próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda; Desligar aparelhos eletrônicos da tomada durante tempestades.
Toda a comunidade pode entrar em contato com o atendimento de emergência 24h. Para falar com a Defesa Civil, o contato por ligação ou mensagens é (67) 98139-2876. O corpo de Bombeiros também atende problemas que moradores possam ter com a chuva, o número é o 193.