26.2 C
Três Lagoas
sábado, 21 de dezembro, 2024

Ahmadinejad: acusações sobre bombas nucleares são dignas de riso

Internacional – 10/01/2012 – 09:01

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, indicou nesta segunda-feira que as acusações sobre os supostos planos de seu país para construir bombas são dignas de riso e escondem a intenção de evitar o desenvolvimento de seu país.

“Dizem que nós estamos fazendo bombas. Todos sabem que estas palavras são uma piada, é algo para rir, para zombar”, disse Ahmadinejad durante a assinatura de acordos junto ao líder venezuelano, Hugo Chávez.

“Há uma verdade por trás de todas essas pretensões: é claro que eles têm medo de nosso desenvolvimento, de nosso avanço”, acrescentou. Ahmadinejad assinalou que Venezuela e Irã são os povos que resistem “à avareza dos prepotentes e arrogantes”, em alusão ao governo dos Estados Unidos.

“Eles não querem que nossa economia se desenvolva, não querem a eliminação da pobreza em nossos países, não querem nossa industrialização, nosso desenvolvimento”, avaliou o líder iraniano.

Ahmadinejad disse que os EUA veem na pobreza dos povos a chance de “impor sua vontade” para dominá-los e usurpar sua riqueza. “Nossos povos não irão renunciar a esse esforço. As colaborações de nossos dois países vão aprofundar-se até alcançar todos os objetivos com a ajuda de Deus”, afirmou.

Parte da comunidade internacional intensificou sua pressão sobre o Irã por sua recusa em colaborar em relação a seu programa nuclear. Os EUA e vários países europeus acreditam que o programa nuclear iraniano tem uma vertente militar destinada a fabricar bombas atômicas, algo que Teerã nega veementemente, assegurando que é um projeto exclusivamente civil e com fins pacíficos.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

População indígena no Brasil é mais urbana, aponta Censo 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que, a população indígena no Brasil é predominantemente urbana. De acordo com os dados do...

Projeto de Lei pode punir eventos sem Licença ambiental

O Projeto de Lei 2269/24, atualmente em análise na Câmara dos Deputados, propõe criminalizar a divulgação ou organização de eventos de grande porte sem...

Situação da Dengue em Mato Grosso do Sul em 2024

Mato Grosso do Sul registrou 19.575 casos prováveis de Dengue em 2024, com 16.176 casos confirmados. Segundo o boletim da 50ª semana epidemiológica, divulgado...