33.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de outubro, 2024

Angelo Guerreiro e Reinaldo Azambuja reunem-se com russos em Campo Grande sobre retomada da UFN 3

A rodada de negociações teve início no final desta manhã (18) e seguem até o final da tarde. A expectativa é de retomar as atividades da fábrica de fertilizantes em fevereiro de 2020

18/07/2019 12h27
Por: Julia Vasquez

CAMPO GRANDE (MS) – Neste momento reunem-se, na Capital, o prefeito Angelo Guerreiro, o Secretário de Estado de Fazenda Felipe Mattos de Lima Ribeiro, representantes da Petrobras e representantes dos investidores russos para tratarem sobre a venda e a finalização da fábrica de fertilizantes de Três Lagoas – a UFN 3.

A rodada de negociações deve seguir até às 17h e vai contar com a participação do governador do Estado do Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja.

Em entrevista recente, o Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, explicou que após anunciada a venda da UFN 3 da Petrobras em Três Lagoas – considerado o primeiro passo – agora os próximos passos devem seguir um cronograma. No entanto, Verruck foi contundente em dizer que a retomada das obras em Três Lagoas pode ocorrer no ano que vem.

“O Governo do Estado entende que é uma noticia extremamente positiva, principalmente por que começa a dar sinais da possibilidade do término dessa obra que é fundamental do Estado”, destacou o Secretário

Na tratativas, estabeleceu-se a venda das fábricas de Três Lagoas e Araucária juntas e a responsabilidade da compra do gás natural para abastecer a UFN 3, que consome 2,2 milhões³ por dia.

O novo dono poderá adquirir o combustível da Petrobras ou da própria Bolívia.

A confimação da retomada da Usina UFN 3 em Três Lagoas é aguardada com grande expectativa pelas lideranças políticas da Prefeitura de Três Lagoas e do Estado do MS, uma vez que deve movimentar R$ 3,2 bilhões na venda da fábrica aos russos e mais outros R$ 1 bi, nos recursos indiretos com a conclusão das obras.

O Governo de Mato Grosso do Sul aguarda com expectativa a retomada do processo de transferência do controle acionário da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN III), empreendimento em construção pela estatal em Três Lagoas.

Recentemente, o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck chegou a dizer que a obra seria retomada em oito meses, mas a Petrobras destaca que houve um equívoco.

A fábrica estava sendo negociada com o grupo russo Acron Group. Segundo fontes do governo, a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, suspende liminar a imposta pelo ministro Marco Aurélio, em 19 de dezembro de 2018, revalidando o edital lançado pela Petrobras e beneficiando diretamente as negociações da UFN III com o grupo russo.

No entanto, a Petrobras informa que a decisão liminar não significa retomada do edital, que é uma unidade industrial, e sim com campos de Exploração e Produção (E&P). “A companhia retomará a publicação de eventuais oportunidades relacionadas a novos projetos de desinvestimentos de E&P, seguindo o curso normal de seus negócios”, enfatiza.

Os gestores estaduais afirmam a plena convicção de que, mantido o edital, o processo de renegociação entre a Petrobras e a Acron seja retomado na fase suspensa pela liminar e que as obras, hoje paralisadas, tenham seu reinício no prazo de oito meses.

“A Acron tem total interesse no negócio, isso ficou claro na reunião que tivemos com o grupo, em novembro de 2018”, disse Verruck.

Na reunião que acontece nesta quinta (18) e deve se estender até o fim de semana, o gurpo vai tentar finalizar o acordo e travar um calendário de sete meses, ou seja, que até fevererio de 2020, seja dada a a largada para a finalização dos 20% da reconstrução do prédio da fábrica.

Da redação

A rodada de negociações teve início no final desta manhã (18) e seguem até o final da tarde. A expectativa é de retomar as atividades da fábrica de fertilizantes em fevereiro de 2020. FOTO: Reprodução Governo do Estado do MS.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Feira Central de Três Lagoas promove Semana da Criança

A Feira Central preparou uma série de atrações para celebrar a Semana das Crianças, que promete encantar os pequenos com muita diversão e personagens...

Termina hoje prazo para envio de documentos da Lei Paulo Gustavo

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), por meio da Diretoria de Cultura, informa que os proponentes aprovados e os suplentes dos editais...

Três Lagoas pode ter redução de temperaturas e possível chuva

A Defesa Civil de Três Lagoas informa que, nos próximos dias, a cidade poderá enfrentar mudanças significativas no clima. Segundo o coordenador do serviço,...