Saúde – 15/01/2013 – 15:01
Representantes da ação enfrentamento a Dengue na cidade de Três Lagoas estiveram nessa manhã de terça-feira (15) no programa Toninha Campos, da Rádio Caçula, para esclarecer as dúvidas dos ouvintes e internautas sobre a ação realizada em toda a cidade.
Essa ação é possível graças a um trabalho em conjunto da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, que preparam uma ação específica e intensiva de enfrentamento à dengue.
Os representantes esclareceram à população, que o combate é feito por meio da eliminaçãoo de pequenos e grandes criadouros presentes em vários locais. Só a ala norte da cidade possui 29 Pontos Estratégicos, pontos esses que têm mais chance de possuir um foco ou um criadouro do mosquito Aeds Aegpyti, tais como ferros velhos, casas abandonadas e terrenos baldios. Todos os pontos críticos dos municípios são tratados com laricidas e inseticidas que visam eliminar totalmente o foco do mosquito.
No entanto, é necessário que a população colabore constantemente fazendo a limpeza correta de seus quintais e eliminando os possíveis focos. Em contato com a emissora durante o programa, diversos ouvintes denunciaram lugares que estão sendo mal vistoriados e abandonados por seus donos.
Neide Hiroko, diretora da vigilância de saúde afirma que “Para esse trabalho, iremos contar com a participação e acompanhamento dos moradores, porque nossas ações têm melhores resultados quando há a participação de todos”.
Esta ação de enfrentamento à dengue não é multirão de limpeza, nem operação Cidade Limpa, mas ação específica para eliminar os criadouros do mosquito afirmaram os membros da ação de enfrentamento.
Por fim, os membros da ação de enfrentamento à dengue agradeceram aos moradores pela ajuda e ressaltou que qualquer denúncia ou reclamação pode ser feita através dos telefones do Controle de Endemias (67) 3929 1036 ou no Setor de Mobilização social pelo telefone (67) 3929 1560.
Fonte: Redação