A preservação e o resgate cultural é algo que vem sendo realizado pela Diretoria que pertence à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).
27/04/2020 15h16
Por: Patrícia Fernandes com informações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas
TRÊS LAGOAS (MS) – Símbolo histórico do Município de Três Lagoas, a locomotiva a vapor, conhecida como “Maria Fumaça” vem recebendo uma atenção mais que especial, parada a exatos 40 anos, começou a ser reformada em dezembro de 2019 e após cinco meses, ela volta a ser reformada e estruturada, com todo o empenho dos engenheiros para conseguir trazer e adequá-la a sua forma original.
Agora sua reforma volta a todo vapor, para que esteja pronta até o dia do aniversário de 105 anos de Três Lagoas.
Preservar a história, resgatar a cultura, é uma das maiores preocupações da Diretoria de Cultura, da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, que vem se empenhando que esta memória volte a fazer parte do dia de todos os cidadãos.
A “Maria Fumaça” está sendo restaurada no próprio pátio da N.O.B, onde está parada há mais de 40 anos e já teve diversas peças roubadas. A obra está sendo realizada pela Bergamo Construtora LTDA, com o auxílio de José Jorge Godoi, especialista em restauro de máquinas a vapor.
“É gratificante estar em uma gestão que se preocupa com a identidade histórica de uma Cidade. Três Lagoas, nunca teve essa preocupação, mas o prefeito Angelo Guerreiro se empenha em manter a história e nos dá a oportunidade de cuidar de elementos tão importantes como a Maria Fumaça”, afirmou Rodrigo Fernandes, diretor de Cultura.
HISTÓRIA
A “Maria Fumaça” foi construída nos anos 30, pela empresa americana Baden Lockworks, sendo trazida para o pátio da Noroeste, na cidade de Bauru (SP), no ano de 1933, e por mais de 60 anos, ela foi utilizada tanto como meio de transporte, como também para o transporte de mercadorias.





-
Content section component
-
-
-
-
-
-