Nesta terça-feira (19), a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e com o apoio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAUDE), promoveu dois eventos com foco na equidade racial na saúde pública. As atividades buscam sensibilizar e capacitar profissionais de saúde, acadêmicos e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para a importância de um atendimento mais inclusivo e justo.
A primeira ação, uma capacitação destinada aos profissionais da Rede Municipal de Saúde, aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, das 13h30 às 16h30. Com o tema “A sua consulta tem cor?”, a capacitação abordou a perspectiva racial no atendimento, discutindo como garantir a equidade no cuidado à saúde para todas as pessoas, independentemente de sua etnia. O evento foi uma oportunidade para os profissionais refletirem sobre suas práticas e como podem incorporá-las em seu dia a dia para garantir um atendimento mais sensível às questões raciais.
Ainda no mesmo dia, a cidade realiza uma roda de conversa no Campus II da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), com início previsto para as 19h. A roda de conversa, aberta a agentes municipais de saúde, acadêmicos e usuários do SUS, tem como objetivo aprofundar o debate sobre a inclusão racial no sistema de saúde, permitindo a troca de experiências e perspectivas sobre como melhorar o acesso e a qualidade do atendimento para as populações negras e indígenas.
Com informações da Prefeitura de Três Lagoas.