36.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 9 de outubro, 2024

Volume de vendas do comércio de MS tem aumento de 5,2% em fevereiro

O índice é maior que o registrado no País, que foi de 3,9%.

10/04/2019 12h21
Por: André Rodrigues

Dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nessa terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o comércio de Mato Grosso do Sul registrou aumento de 5,2% no volume de vendas em fevereiro deste ano, comparado com o mesmo mês de 2018. O índice é maior que o registrado no País, que foi de 3,9%. Na comparação com o mês de janeiro, houve uma leve queda de 0,1%. Em termos de receita nominal, o percentual chegou a 9,5%, também maior que o registrado no Brasil (7,5%).

Em relação aos dados nacionais, houve destaque para os segmentos de tecidos, vestuário e calçados, seguidos pelos segmentos de móveis e eletrodomésticos, e em seguida veículos e material de construção. “Estes segmentos não registraram aumento apenas em termos de receita nominal, mas em volume de vendas também. Materiais de construção, em termos de volume, o aumento em relação a fevereiro de 2018 é de 9,3%. Já o segmento de veículos registrou aumento de 19,4% para o mesmo período. São valores bem expressivos e que provavelmente também foram os responsáveis pelo desempenho no Estado”, afirma a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias.

A explicação para os aumentos significativos, segundo Daniela, pode estar relacionada à melhora da intenção de consumo das famílias, no início do ano, que apontou um aumento na intenção de compras de bens duráveis pelas famílias campo-grandenses. “Estamos com bons indícios da recuperação da economia e esses números mostram isso”, diz.

O volume de vendas é o índice que realmente aponta se houve melhora no setor, pois demonstra um aumento real de compras, por se referir a unidades físicas. Já a receita nominal pode sofrer influência da inflação, que faz com que ela aumente.

“Observamos que a pesquisa trouxe um cenário mais otimista para o comércio no Brasil e no Estado. Esses índices se baseiam tanto nas condições atuais, quanto nas perspectivas futuras, e isso significa que a intenção de consumo melhorou, que está sendo transformada em uma demanda efetiva. Os números do emprego também são significativos e os empresários estão mais confiantes, tudo isso é muito importante para a nossa economia”, afirma o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de MS (Fecomércio-MS), Edison Araújo.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas inicia instalação da decoração de Natal em pontos estratégicos da cidade

Prefeitura promete surpreender com iluminação especial que ficará por 50 dias, promovendo turismo e aquecendo o comércio local.

Três Lagoas tem 144 vagas de emprego disponíveis nesta quarta-feira

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio. Interessados devem comparecer na Casa do Trabalhador para cadastro com RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Rialino Medeiros volta à ser titular da SEJUVEL de Três Lagoas

Nomeação foi oficializada em decreto publicado no Diário Oficial da ASSOMASUL nesta quarta-feira, 09.