Política – 27/04/2012 – 16:04
De olho nas eleições municipais de outubro, o comando regional do PMDB promove neste sábado, na Câmara de Vereadores de Campo Grande, seu 3º Congresso Estadual, conforme adiantou o presidente da executiva regional, Esacheu Nascimento.
O encontro “O PMDB e as administrações municipais” deve contar com a participação do governador André Puccinelli, senador Waldemir Moka, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores, além de lideranças nacionais do partido.
Esacheu Nascimento informou que devem prestigiar o ato, previsto para começar às 8h, o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, e o secretário do PMDB do Espírito Santo, Francisco Donato.
Durante o encontro, serão apresentados os pré-candidatos peemedebistas às prefeituras e Câmaras de Vereadores em Mato Grosso do Sul.
Na abertura do encontro, duas palestras técnicas serão ministradas para os pré-candidatos. A primeira será na área jurídica e tratará das regras eleitorais, entre outros fatores. A segunda será da área econômica e tratará da administração dos recursos públicos e do projeto “Brasil sem Dívida”.
Os futuros concorrentes também receberão orientações sobre os encaminhamentos que deverão fazer para não disputarem as próximas eleições dentro da legislação eleitoral.
Todos os pré-candidatos do PMDB deverão participar do curso oferecido pela Fundação Ulysses Guimarães.
CAMPANHA
O partido, que atualmente controla 29 das 78 existentes, trabalha principalmente para vencer a disputa nos principais redutos eleitorais, como Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, mas também está de olho nos grotões, onde vê a possibilidade de vitória.
Outro trunfo do partido é reeleger a prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, para mandato de mais quatro anos.
O principal trunfo na Capital é eleger o deputado federal Edson Giroto sucessor do prefeito Nelsinho Trad já pensando nas eleições de 2014, quando o partido pretende eleger o substituto do governador André Puccinelli.
Atualmente, o PMDB comanda o governo do Estado, com André Puccinelli e Simone Tebet, a Assembleia Legislativa, com Jerson Domingos, a prefeitura de Campo Grande, Nelsinho Trad, a Câmara de Vereadores da Capital, com Paulo Siufi.
Fonte: Iramar Ferreira / conjuntura