21.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 10 de outubro, 2024

Crediário dos cartões de crédito pode prejudicar recuperação econômica

Esse tipo de taxa de juros torna o crédito mais caro e interfere de forma negativa para o consumidor

28/03/2019 17h18
Por: André Rodrigues

Modalidade anunciada por bancos e empresas de cartão de crédito, o parcelamento com juros, em até 36 vezes, no cartão, pode aumentar o descontrole financeiro das famílias e prejudicar o processo de recuperação econômica, alerta o IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS).

“É preciso parcimônia. Esse tipo de taxa de juros torna o crédito mais caro e interfere de forma negativa nas expectativas do consumidor, que são importantes para a recuperação da economia. O acesso ao crédito é um dos indicadores analisados na Intenção de Consumo das Famílias (ICF), calculada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo)”, observa o presidente do IPF-MS, Edison Araújo.

Outra preocupação é quanto ao possível aumento do índice de inadimplência, considerando que o cartão hoje é o meio de endividamento para aproximadamente 65% das famílias. Se por um lado, traz como vantagem ao lojista o lojista o recebimento do valor da venda em até cinco dias, ao passo em que hoje esse prazo depende do parcelamento. De outro, os juros podem inibir o consumo, na avaliação da economista do IPF-MS, Daniela Dias.

“O que precisamos neste momento é estimular o consumo, que está mais consciente e ter nossos indicadores positivos e eles estão pautados nas expectativas”, diz. No crediário do cartão de crédito, os juros serão menores do que os disponíveis no rotativo do cartão, atualmente em 317% ao ano, segundo dados de fevereiro do Banco Central (BC). Assim, comparando as duas opções, o crediário no cartão de crédito é mais vantajoso. Mas não haverá taxas fixas. Elas vão variar conforme o emissor do cartão, o número de parcelas da compra e o perfil do cliente. A nova modalidade de crédito visa a acabar com o parcelamento a prazo sem juros.

Assessoria de Imprensa

Reprodução TV Tambaú

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem de 26 anos é preso após ameaça, danificar veículo e tentar atear fogo em residência

Ação rápida impediu incêndio e resgatou mãe e criança de 2 anos, que eram ameaçadas por homem em surto.

Jovem fica ferido após batida contra carro no Parque São Carlos

Segundo informações, motociclista de 20 anos teria invadido a preferencial no momento do acidente.

PRF apreende mais de mil latas de fumo de origem estrangeira em Três Lagoas

Carga avaliada em R$ 30 mil foi interceptada na BR 262 e seguia de Dourados para Paranaíba.