29.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 22 de novembro, 2024

Lava Jato tem operações “no forno” e está longe do fim

A expectativa, entre os investigadores, é que este ano seja tão movimentado quanto 2016, quando foram realizadas 16 fases.

04/02/2019 15h04
Por: Mirela Coelho

Prestes a completar cinco anos, a Operação Lava Jato está “longe do fim”, segundo o novo superintendente da Polícia Federal no Paraná, Luciano Flores de Lima. Em cerimônia de posse nesta segunda (4), o delegado afirmou que “outras operações estão no forno” e que há “boas fases por vir”.

A expectativa, entre os investigadores, é que este ano seja tão movimentado quanto 2016, quando foram realizadas 16 fases. Inquéritos que investigam agentes políticos que não se reelegeram e perderam o foro privilegiado, por exemplo, devem descer à primeira instância – e podem ser alvos de novas operações e denúncias.

Flores atuou na Lava Jato entre 2014 e 2016, e foi responsável pelo interrogatório do ex-presidente Lula durante sua condução coercitiva. Ele atribuiu à investigação o papel de “passar a limpo a história [do Brasil]”. “A sensação de impunidade está dando lugar à sensação de punidade”, disse.

O cargo foi transmitido pelo atual diretor-geral da PF, Maurício Leite Valeixo – que não falou com a imprensa. Valeixo trabalhou por 12 anos no Paraná, e foi superintendente no estado por pouco mais de um ano. Junto com Valeixo, muitos dos membros da força-tarefa original da Lava Jato assumiram posições de comando na PF em Brasília.

O ex-coordenador da Lava Jato, delegado Igor Romário de Paula, é o diretor da Dicor (Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado). O delegado Márcio Anselmo, considerado um dos pais da operação, lidera a coordenação-geral de repressão à corrupção desde o ano passado.

Já o perito Fábio Salvador, que chefiou por anos a perícia da PF no Paraná, assumiu recentemente a Diretoria Técnico-Científica, em Brasília.

Também participam da gestão a delegada Erika Marena, que chefia o DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional), e o ex-superintendente da PF no Paraná Rosalvo Ferreira Franco, responsável pela secretaria de Operações Policiais.

Informação obtidas pelo site do Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Oportunidade: feirão de empregos da Eldorado Brasil acontece neste sábado em Água Clara

Com 60 vagas disponíveis para diversas funções, os interessados devem comparecer no local portando os documentos pessoais, incluindo RG, CPF e carteira de trabalho.

Receita Federal libera consulta ao lote de restituição da malha fina de novembro

A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 mil contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco saberão se têm direito à...

Homem é preso pela Força Tática após furto de fios em empresa de refrigeração

Suspeito foi detido após também cair de telhado ao tentar furtar fios e empreender fuga.