04/06/2018 09h13
Por: Deyvid Santos / Com informações do site Correio do Estado
A inércia do poder público em assegurar uma política de aumento de demanda e do valor do frete para a ferrovia que corta Mato Grosso do Sul, a empresa Rumo Malha Oeste, que opera 1.973 quilômetros de ferrovia em solo sul-mato-grossense e paulista, registrou prejuízo superior a meio bilhão de reais nos últimos três anos, de acordo com relatório da empresa apresentado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Em 2015, foram R$ 141,7 milhões de saldo negativo, prejuízo que subiu para R$ 183,8 milhões em 2016 e chegou a R$ 187,1 milhões no ano passado, totalizando R$ 512,6 milhões.
Sem retorno econômico nesta malha, a holding Rumo – a qual a Malha Oeste é subordinada – foca seus investimentos em outro ramal, a Malha Norte – que começa em Mato Grosso, cruza a região Norte e Nordeste de Mato Grosso do Sul e segue por São Paulo até o Porto de Santos. A empresa tenta obter junto à CVM autorização para emitir debêntures que vão garantir os investimentos superiores a R$ 4,7 bilhões a esta ferrovia.