34.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 18 de outubro, 2024

Venda da UFN-3 pode ser finalizada em Novembro

28/10/2017 11h02

Grupo chinês lidera as negociações

Por: Ana Carolina Kozara

As negociações de compra da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras em Mato Grosso do Sul, que teve sua abra abandonada há três anos, devem ser concluídas e Novembro. A conclusão do processo de venda desperta mais uma vez a esperança dos moradores e empresários de Três Lagoas de que a unidade será finalizada e as dividas deixadas serão quitadas.

A construção parou em dezembro de 2014, quando a estatal rompeu contrato com o consórcio até então responsável, composto pelas empresas Galvão Engenharia – denunciada na Lava-Jato – e Sinopec, e deixou dividas em diversos estabelecimentos de Três Lagoas e região.

O PROCESSO DE VENDA

O processo de negociações teve inicio a partir de junho deste ano, quando o juiz da 1ª vara de Três Lagoas derrubou a ação do ministério publico federal (MPF) que proibia a venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3).

O tribunal de contas da união liberou o inicio das negociações da unidade, tendo como principal candidato a compra um grupo de chineses, a bancada de senadores sul-mato-grossense e o governador realizaram reuniões com o presidente da Petrobras no mês de março onde foram tratados pontos da negociação, inclusive foi citado pela senadora Simone Tebet a importância e se incluir o passivo do consorcio UFN3 com os fornecedores da obra que somam mais de R$ 36 milhões.

Em setembro teve inicio o transcurso de alienação do ativo e, nesta semana, a Petrobras deu início à fase não vinculante referente ao processo de alienação integral de sua participação acionária na UFN-III e na Araucária Nitrogenados S.A (Ansa), no Paraná.

A nova etapa do processo, que permite oferta de compra pelas plantas sem que haja obrigação de venda pelo preço ofertado, foi comunicada ao mercado nesta sexta-feira, pela estatal.

De acordo com a Petrobras, nesta etapa do projeto, os interessados habilitados na fase anterior, que se encerrou no dia 13 deste mês, “receberão um memorando descritivo contendo informações mais detalhadas sobre os ativos em questão, além de instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo as orientações para elaboração das propostas não vinculantes”.

INTERESSADOS

De acordo com informações da Prefeitura de Três Lagoas, pelo menos quatro grupos apresentaram interesse pela fábrica, cuja construção foi parada em dezembro de 2014, com 80% do projeto executado.
Entre essas empresas, a China National Petroleum Corporation (CNPC) estaria na liderança das negociações, tendo até um pré-acordo para pagar antigas dívidas e retomar a obra.

Porém, também estaria na disputa a Yara, player norueguês que está de olho no mercado de fertilizantes no País, e a própria Sinopec, empresa chinesa que participou da construção da fábrica em Três Lagoas e atua no ramo de fertilizantes.

À Prefeitura de Três Lagoas, o senador Pedro Chaves (PSC) informou que em 30 dias o processo já deve ter uma definição quando, então, abre prazo para recursos.

(Com informações de O Correio do Estado)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Celular roubado em Campo Grande é recuperado e receptador é preso pela Força Tática em Três Lagoas

Homem foi detido durante patrulhamento, onde o aparelho tinha um registro de roubo na capital sul-mato-grossense.

Carro furtado em Três Lagoas é recuperado durante abordagem em Nova Alvorada do Sul

Carro estava com registro do crime quando foi interceptado, onde os ocupantes alegaram que o veículo foi emprestado para viagem.

Polícia Civil realiza nova fase da operação contra tráfico de drgoas em Selvíria

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos com apoio da Polícia Militar e do Canil, visando o combate ao crime na região.