24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 22 de novembro, 2024

Assembleia da Fetems põe fim à greve de professores em Mato Grosso do Sul

26/07/2017 17h28

Funcionários da Secretaria estadual de Educação aprovaram proposta de reajuste apresentada pelo governo

Por: Valdecir Cremon

Professores e funcionários de escolas públicas de Mato Grosso do Sul aprovaram proposta de reajuste salarial oferecida pelo governo do Estado durante assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (26), em Campo Grande, e decidiram pôr fim à greve iniciada há dois dias.

A assembleia foi realizada pela Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul (Fetems) com a presença da maioria dos representantes dos 74 sindicatos, segundo a entidade. A maioria dos sindicalistas aprovou a proposta.

A decisão da assembleia vale para todos os municípios, como Três Lagoas onde um indicativo de greve foi aprovado no início da semana.

A proposta do governo prevê elevação dos salários a até 78,1% do piso naciona em dezembro deste ano, e para 82,5% no final do ano que vem. Agora devem ser aplicados 7,64% sobre os valore pagos em dezembro de 2016, em duas parcelas, de 2,94% em setembro e 4,7% em dezembro.

VEJA A ÍNTEGRA DA PROPOSTA

  • Garante o índice de equivalência de 78,16% para integralizar o piso por 20horas, no mês de dezembro de 2017, aplicando o percentual de 7,64% na tabela de dezembro de 2016, dividido em duas parcelas, sendo a primeira de 2,94% em setembro, e 4,7% no mês de dezembro;

    • Integralizar no mês de outubro de 2018 o índice do piso nacional a ser anunciado em 2018, garantindo em outubro de 2018 o índice de equivalência de 78,16%. O reajuste terá como base a tabela de dezembro de 2017, no entanto, havendo concessão de revisão geral aos demais servidores públicos o índice será aplicado, no mesmo período também aos professores, sendo este valor deduzido do índice do Piso Nacional quando da integralização em outubro de 2018;

    • Garante o índice de equivalência de 82,53% no mês de dezembro de 2018;

    • Definir o mês de maio como data base;

    • Mantém a convocação da mesma forma que no primeiro semestre;

    • Não haverá alteração no Estatuto dos profissionais em Educação.

O governo irá encaminhar um Projeto de Lei para à Assembleia Legislativa com a íntegra do acordo para que haja a repactuação da Lei Complementar nº 200.

Assembleia realizada nesta quarta-feira em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Fetems)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Oportunidade: feirão de empregos da Eldorado Brasil acontece neste sábado em Água Clara

Com 60 vagas disponíveis para diversas funções, os interessados devem comparecer no local portando os documentos pessoais, incluindo RG, CPF e carteira de trabalho.

Receita Federal libera consulta ao lote de restituição da malha fina de novembro

A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 mil contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco saberão se têm direito à...

Homem é preso pela Força Tática após furto de fios em empresa de refrigeração

Suspeito foi detido após também cair de telhado ao tentar furtar fios e empreender fuga.