21.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de outubro, 2024

Três Lagoas pode se tornar um dos maiores produtores de peixe do Brasil

08/06/2017 14h52

Os tanques que devem ser instalados na divisa de Três Lagoas e Selvíria e no município de Aparecida do Taboado

Por: Rayani Santa Cruz

Três Lagoas junto a outras duas cidades que são banhadas pelo rio Paraná, podem se tornar extremamente importantes na criação de pescado em tanques, alavancando a economia sul-mato-grossense.

De acordo com a senadora federal Simone Tebet (PMDB), a concessão que permite a construção dos tanques e frigorífico foi assinada e o contrato entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e duas grandes empresas produtoras de peixe de água doce permite o uso do lago do Rio Paraná, no MS, pelo prazo de 20 anos, para a produção de peixe.

Com isso o Mato Grosso do Sul pode se tornar destaque nacional em produção de tilápia, o Governo Federal, já havia autorizado por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a instalação de tanques-rede no Rio Paraná.

Tebet, explicou que o frigorífico será construído em Três Lagoas por conta da estrutura que a cidade oferece, já o tanque ficará na divisa do rio entre a cidade e o município de Selvíria. Os recursos gerados levarão benesses para as duas cidades.

Simone Tebet lembrou que além de a produção de peixe não ter impacto ambiental, as empresas vencedoras da licitação vão construir laboratório de vacina, frigorífico, indústria da farinha e do óleo de peixe e aproveitamento da escama, que será utilizada na indústria cosmética.

Em aparte, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) destacou a capacidade do empreendimento de gerar 3 mil empregos diretos e 13 mil empregos indiretos.

“Isso vai fortalecer o comércio local e é assim que gira a espiral da economia”, afirmou o Senador Moka.

As empresas vão pagar outorga de dois milhões de reais pelo direito de uso dos lagos por 20 anos. O planejamento prevê a instalação de 554 hectares de tanques-rede para criar tilápias nos lagos das duas usinas entre os municípios de Aparecida do Taboado e Três Lagoas, com capacidade para produzir até 120 mil toneladas ao ano.

Foto: Divulgação

Simone Tebet registrou em Plenário nesta quinta-feira (08), a assinatura do contrato de concessão para a instalação de tanques no rio Paraná no MS.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Etapa dos Jogos Escolares da Juventude é encerrada em Três Lagoas

O evento foi um grande sucesso, proporcionando não apenas competições acirradas, mas também um espaço de integração e celebração do talento jovem.

Prefeitura realiza poda de árvores em ruas que receberão obras de recapeamento

Para garantir a segurança e a eficiência na execução dos serviços, será realizada a poda de correção de árvores que invadem a via.

SEDECT abre inscrições para comercialização de produtos no Dia de Finados

Neste ano a SEDECT reservou 20 espaços, que serão distribuídos no entorno do cemitério.