23.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 23 de outubro, 2024

Giroto defende maior rigor na Lei Seca e investimentos na prevenção de acidentes

Política – 11/04/2012 – 16:04

O deputado federal Giroto (PMDB/MS) defendeu na tarde de ontem (10/04) que o Governo federal assegure recursos para que sejam feitos trabalhos de prevenção e de orientação para evitar acidentes de trânsito e que maior rigor na Lei Seca. A afirmação foi feira durante a primeira reunião do ano da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, realizada na Câmara dos Deputados.

No encontro, que teve a presença de representantes de entidades civis e governamentais do setor, foi debatido o Projeto de Lei 3559/12, de autoria do presidente do colegiado, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que amplia os meios previstos na Lei Seca (11.705/08) para comprovar crimes de trânsito. O texto em discussão na Casa autoriza o uso de testemunhos, exame clínico, imagens e vídeos como provas em casos de suspeita de embriaguez do motorista.

O projeto que pode ser apreciado ainda hoje na Câmara é uma resposta do Poder Legislativo à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do último dia 28, que considerou como prova de embriaguez de motoristas apenas os resultados obtidos com bafômetro e exame de sangue, procedimentos que os condutores podem se negar a fazer.

Também o colegiado tem como prioridade a criação de uma comissão mista, com representantes da Câmara e do Senado, para revisão do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), com base, entre outros subsídios, no relatório final da subcomissão de revisão do código.

Durante o debate, Giroto enfatizou que a Câmara deve aprovar o projeto de lei que amplia as provas para comprovar a embriaguez do condutor e que serão necessários mais investimentos no setor de trânsito. “O país cresce muito mais rápido do que se educa no trânsito. A frota de veículos aumenta dia após dia, com recordes de vendas, muito mais pessoas tem habilitação hoje, com isso os problemas e riscos nas ruas e estradas aumentam. O Governo federal precisa disponibilizar recursos e criar fundos para os Estados aplicarem na prevenção de acidentes”, destacou Giroto.

No ano passado, a frente – formada por mais de 200 parlamentares – estabeleceu o objetivo de reduzir pela metade o número de acidentes com mortes até 2020, por meio de mudanças na legislação e da fiscalização dos investimentos públicos na área.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem desmaia após ingestão de drogas e remédios na Lagoa Maior

SAMU socorreu rapaz, que passou mal após discussão familiar e uso de substâncias proibidas.

Operação conjunta da Polícia Civil prende novamente traficante no Novo Oeste

Suspeito, que já é conhecido nos meios policiais foi flagrado com drogas, já prontas para o tráfico.

Mercadorias de descaminho são apreendidas pelo 2° Pelotão na MS 395

Dois veículos com produtos importados ilegalmente do Paraguai são interceptados em menos de 24 horas.