20.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de outubro, 2024

Prefeitura convoca 54 aprovados em concurso público para solenidade de posse

30/05/2017 09h57

Por: Silvio Domingos

Com informações da Assessoria de Imprensa

Com o objetivo de diminuir os transtornos na área da Saúde, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Sead), está convocando os candidatos que foram aprovados em concurso público, considerados aptos em exame médico admissional e que entregaram toda a documentação em ordem.
No total, serão convocados 54 profissionais para a posse/integração que acontecerá na próxima segunda-feira (5), às 17h30, no Auditório do CRASE “Coração de Mãe”, localizado à Avenida Clodoaldo Garcia, 2355, na Vila Haro.
As posses são para Agente de Combate a Endemias, Agente Técnico de Vigilância Sanitária, Auditor de Saúde, Cirurgião Dentista, Contador, Enfermeiro de Vigilância Sanitária, Farmacêutico Bioquímico, Farmacêutico Vigilância Sanitária, Médico Ginecologista / Obstetra, Médico – Plantonista, Motorista Socorrista Urgência e Emergência – Plantonista, Fiscal Vigilância Sanitária Nutricionista, Oficineiro, Técnico Administrativo (Nível Médio), Técnico Atendente de Regulação Médica Urgência e Emergência – Plantonista, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico em Higiene Bucal, Orientador Social, Agente Técnico de Vigilância Sanitária e Psicólogo.
Já para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Edital 017/2012, os convocados são os aprovados nos cargos de Assistente Social – Plantonista, Médico Ginecologista – Plantonista e Técnico em Imobilização de Gesso – plantonista.
A falta de profissionais da saúde nas unidades, estão acarretando uma série de transtornos a população três-lagoense, existe um processo seletivo para suprir essa demanda já em andamento, mas o mesmo enfrenta uma ação no MPE- Ministério Público Estadual, que pede a realização de um concurso público na cidade.
No entanto, a Secretária de Saúde Angelina Zuque, que esteve no programa Linha Direta com a Notícia desta segunda-feira (29) na Rádio Caçula, junto com o secretário de Administração Gilmar Tabone e o Assessor Jurídico da Prefeitura Dr. Luiz Henrique Gusmão, explicou a grande dificuldade da saúde e a importância de convocar imediatamente esses profissionais.
Integração
A Secretaria de Administração ressalta a importância do comparecimento ao local da posse e a participação da integração após o ato solene, aonde serão apresentadas as ações realizadas, quais os deveres e direitos dos servidores, além de fazer um panorama de como funciona as rotinas administrativas da máquina pública municipal.

“Convocação ameniza, mas não resolve”
A secretária de Saúde, Angelina Zuque, junto ao secretário de Administração Gilmar Tabone e o assessor jurídico da Prefeitura, Dr. Luiz Henrique Gusmão, estiveram no programa Linha Direta com a Notícia desta segunda-feira (29) e afirmou que a situação do atendimento de saúde no município é preocupante, principalmente pela falta de profissionais.
Ela disse que a convocação desses aprovados vai amenizar, mas não resolverá o problema da secretaria. “Esperávamos que os cerca de 90 aprovados comparecessem, mas apenas 54 levaram a documentação. Agora estamos com o processo seletivo em andamento que é essencial para manter as unidades funcionando, inclusive para suprir alguns profissionais que não foram contemplados no concurso”, disse.

Impasse judicial

Outro problema enfrentado pela Prefeitura é o impasse é uma ação que tramita no MPE- Ministério Público Estadual, que questiona a legalidade do processo seletivo, solicitando a realização do concurso.

O assessor Jurídico da Prefeitura, Dr. Luiz Henrique Gusmão afirmou que não existe a possibilidade de realizar um concurso público em um prazo de 180 dias, e a seleção está mantida por ordem da Justiça Federal, e todos os documentos deverão ser enviados ao MPE, para esclarecer a legalidade do processo já iniciado pelo executivo. “Não temos leis com os cargos nas unidades, também não temos empresa contratada para fazer o concurso público e nem mesmo recursos financeiros e a situação da saúde precisa desses profissionais, inclusive na área de urgência e emergência”, detalhou Gusmão.

Angelina Zuque afirma ainda que se o processo seletivo for suspenso pela Justiça, terá que realocar os pacientes para outras unidades. “Não teremos profissionais, principalmente médicos para atender a demanda em todos os postos de saúde e as consultas ficaram ainda mais demoradas”, desabafou.

O secretário de Administração, Gilmar Tabone também defende que seja realizado um concurso para todos os setores. “A deficiência é em toda secretária, por isso queremos fazer um concurso público amplo para atender todas as demandas, com isso, também vamos diminuir as despesas”, enfatizou.

Veja abaixo a lista dos convocados

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Semana começa com alerta de chuvas e Três Lagoas pode ter tempo instável e possibilidade de garoa

Meteorologista prevê tempestades no fim da semana, onde Três Lagoas inicia segunda-feira, 21 com manhã nublada e temperaturas variando entre 22ºC e 31ºC.

Três Lagoas: Novos rumos na administração com Cassiano Maia

O prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, oficializou a comissão de transição para a próxima administração, que será liderada pelo prefeito eleito, Cassiano Maia....

Etapa dos Jogos Escolares da Juventude é encerrada em Três Lagoas

O evento foi um grande sucesso, proporcionando não apenas competições acirradas, mas também um espaço de integração e celebração do talento jovem.