27.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de outubro, 2024

Uma das maiores do mundo, caldeira de recuperação da Fibria inicia testes e marca avanço em obra

16/05/2017 09h04

Foi executado com sucesso o teste hidrostático na Caldeira de Recuperação Química que, além de atestar a conformidade das partes de pressão da caldeira, também libera a execução das etapas finais do projeto

Por: Ascom

A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto, cumpriu uma etapa importante da obra de ampliação da sua unidade em Três Lagoas (MS). A empresa concluiu com sucesso o teste hidrostático na Caldeira de Recuperação, permitindo que o equipamento inicie as etapas finais de montagem.

A caldeira de recuperação é a parte essencial de uma fábrica de celulose. Sua função é recuperar químicos utilizados no processo de produção e gerar vapor, que é transformado em eletricidade. A caldeira da segunda linha de produção da Fibria em Três Lagoas é uma das mais modernas do mundo, conferindo eficiência e produtividade no processo de produção de celulose.

O teste hidrostático na caldeira de recuperação avaliou a soldagem das tubulações de pressão, com objetivo de verificar a sua segurança operacional. Concluído com êxito, o teste permite a continuidade das etapas finais de execução da caldeira.

“Os diferenciais competitivos da Fibria iniciam-se na especificação dos equipamentos mais modernos no mercado, até as melhores práticas de construção, montagem e operação. A caldeira de recuperação da Fibria é um exemplo por sua destacada tecnologia e alta eficiência. A realização do teste hidrostático atesta que estamos no caminho certo, avançando no cronograma, cumprindo os prazos planejados para o início das operações da segunda linha da Fibria em Três Lagoas (MS), previsto para o início do quarto trimestre desse ano”, afirma o diretor de engenharia e projetos da Fibria, Júlio Cunha.

A caldeira foi alimentada com aproximadamente 1.000 m³ de água desmineralizada e pressurizada a 166 bar (unidade de medida de pressão) para verificar a estanqueidade do sistema, ou seja, se não há vazamentos. Toda operação levou três dias, envolvendo cerca de 30 profissionais da Fibria e das empresas parceiras na construção da segunda linha da empresa no município.

Para iniciarem os testes nos equipamentos, a Fibria concluiu as etapas de montagens nos sistemas de utilidades, que inclui água, energia elétrica e ar comprimido. Para o teste hidrostático na caldeira de recuperação, por exemplo, iniciaram as operações da ETA (Estação de Tratamento de Água) e ETAC (Estação de Tratamento de Água de Caldeira), que forneceu água isenta de minerais para o teste.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1.056 mil hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no terceiro trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 100 kg de maconha em veículo abandonado

Droga foi encontrada em carro danificado deixado em posto de combustíveis na BR 262.

Com perfil técnico, engenheiro é primeiro nome na lista de secretários de Cassiano

Após perder a disputa interna no Partido Progressista (PP) para a ex-secretária de Assistência Social, Vera Helena, o engenheiro João Paulo Tibery desponta como...

Uber planeja dominar o mercado de viagens com aquisição da Expedia

A Uber está em discussões iniciais sobre uma possível aquisição da Expedia, gigante do setor de reservas de viagens. Esse movimento, se concretizado, expandiria...