23.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 23 de outubro, 2024

Plano de Ação Três Lagoas Sustentável: uma conquista para um futuro melhor

23/12/2016 – Atualizado em 23/12/2016

Plano de Ação Três Lagoas Sustentável:uma conquista para um futuro melhor

Por: Redação

Um produto feito pela cidade para a cidade, essa é a tradução do Plano de Ação Três Lagoas Sustentável, lançado no dia 16 de dezembro. O programa inédito em uma cidade não capital é um convite a pensar e construir junto à população um futuro para Três Lagoas, que nos últimos 15 anos se deparou com acelerada diversificação do foco econômico.

Em 2016, Fibria, Instituto Votorantim, BNDES, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Instituto Arapyaú lançaram o Programa de Apoio à Gestão Pública em Três Lagoas, com o objetivo de apoiar o municipio na elaboração de projetos e implementação de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
Com ele, nasceu o projeto Três Lagoas Sustentável, desenvolvido por meio de duas frentes: a revisão do Plano Diretor da cidade e a aplicação do programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES), elaborado pelo BID.
Assim, foram identificados os principais desafios para a cidade e, com base nesse mapeamento, foi elaborado o Plano de Ação Três Lagoas Sustentável.

Seu objetivo é aumentar a qualidade de vida dos três-lagoenses e preparar a cidade para o desenvolvimento sustentável. No Plano lançado estão as sugestões de ações para os temas priorizados, sendo eles Saneamento e Drenagem; Mobilidade/Transporte; Saúde; Gestão do Gasto Público, Impostos e Autonomia Financeira; Capital Humano e Mercado de Trabalho e Desigualdade Urbana, Ordenamento Territorial e Uso do Solo.
O Plano, no entanto, não para por aí. Ele prevê uma fase de pré-investimento, na qual o município inicia a execução do Plano de Ação e uma de monitoramento que busca contribuir para a implementação ou fortalecimento de um sistema de acompanhamento cidadão.

O trabalho realizado até o momento apontou que Três Lagoas necessita de atuação em três linhas estratégicas para seu desenvolvimento futuro:

1. Fortalecer o capital humano, mercado de trabalho e a competitividade da cidade. Especificamente em competitividade: formação profissional, pensar a cidade como polo de turismo, lazer e comércio e desenvolver e fortalecer setores estratégicos.

2. Promover ocupação racional do território do ponto de vista urbano e ambiental, com planejamento e infraestrutura urbana, drenagem e saneamento, transporte e acessibilidade e preservação e valorização ambiental.3. Fortalecer a gestão pública com participação popular, capacitação de servidores, infraestrutura de gestão, melhoria da gestão financeira e atendimento ao cidadão.

A prefeita de Três Lagoas Marcia Moura acredita no papel fundamental do planejamento e destaca o Plano. “Aqui se identificam as prioridades e é deixado um traçado para o planejamento na vida das próximas gerações, tenho em vista que os próximos gestores encontrarão os caminhos abertos, para oferecer oportunidades e uma cidade melhor para a população.”

Para o prefeito eleito Angelo Guerreiro, o papel do plano Três Lagoas Sustentável vai além de mandatos. “O ‘olhar’ deve contemplar ações que irão beneficiar e projetar Três Lagoas para os próximos 20 ou 30 anos nas mais diversas e essenciais questões, como mobilidade urbana, saneamento, drenagem, saúde, educação e outros.”

O Plano de Ação Três Lagoas Sustentável é uma grande conquista para a cidade. “Três Lagoas vive um momento ímpar e temos orgulho de fazer parte dessa história. Para continuar trilhando um caminho de sucesso, é preciso o engajamento da sociedade civil, iniciativa privada e governos.

O Projeto Três Lagoas Sustentável faz esse convite de como podemos pensar juntos para planejar o desenvolvimento sustentável”, diz o presidente da Fibria, Marcelo Castelli.

De acordo com o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, “somente com iniciativas como essa, que promovem o desenvolvimento sustentável é que Mato Grosso do Sul terá condições de competitividade para efetivamente se destacar no cenário nacional e estampar em vitrine internacional todo o seu potencial econômico e diferencial ambiental e social”

Para conhecer o estudo completo e as propostas para sustentabilidade do município acesse:

Mais informações:[Clique Aqui}(www.fibria.com.br/projetohorizonte2)Fale com a Fibria: 0800 642 8162 ou www.fibria.com.br/fale-conosco

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem desmaia após ingestão de drogas e remédios na Lagoa Maior

SAMU socorreu rapaz, que passou mal após discussão familiar e uso de substâncias proibidas.

Operação conjunta da Polícia Civil prende novamente traficante no Novo Oeste

Suspeito, que já é conhecido nos meios policiais foi flagrado com drogas, já prontas para o tráfico.

Mercadorias de descaminho são apreendidas pelo 2° Pelotão na MS 395

Dois veículos com produtos importados ilegalmente do Paraguai são interceptados em menos de 24 horas.