23.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 23 de outubro, 2024

Kassab diz que é contra a regulamentação do WhatsApp no Brasil

18/10/2016 – Atualizado em 18/10/2016

O tema voltou à cena quando juízes bloquearam o aplicativo em todo o território nacional

Por: Marcio Ribeiro com Bol

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, afirmou que é contra a regulamentação do WhatsApp no Brasil, durante visita a Futurecom 2016, feira de telecomunicações, tecnologia da informação e internet, nesta segunda-feira (17), em São Paulo.

Segundo o ministro, o aplicativo já estabeleceu uma relação com a sociedade e o governo não deve interferir. Além disso, Kassab disse que quer “desregulamentar os serviços de telecomunicação no país para que exista um ponto de equilíbrio” entre empresas tradicionais e os aplicativos.

A possibilidade de regulamentação legislativa do app gera discussões desde o ano passado. A polêmica ganhou visibilidade quando operadoras brasileiras entenderam que o aplicativo presta os mesmos serviços que as empresas de telecomunicações e por isso precisava ser regulamentado. O tema voltou à cena quando juízes bloquearam o aplicativo em todo o território nacional.

Ao contrário de Kassab, o antigo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, defendia a discussão sobre a regulamentação do serviço por entender que o modelo de prestação de serviço de telecomunicação precisa ser atualizado. “É preciso garantir um tratamento equânime a serviços de telecomunicações e novos serviços de internet”, afirmou Berzoini na época.

Gilberto Kassab também assumiu o compromisso de reduzir a carga tributária das empresas de telecomunicação em médio e longo prazo, mesmo sem especificar o valor da redução. “Sabemos que reduzir a carga tributária aumenta a demanda e as possibilidades de emprego. A redução será compatível com os investimentos que as teles fizerem no Brasil”. Ele disse ainda que o governo tende a acelerar a aprovação do projeto de lei que acaba com as concessões de telefonia fixa, por ser um projeto “necessário e modernizador”.

Fim da TV analógica

Na Futurecom, Gilberto Kassab também disse que o governo confirma o desligamento do sinal analógico em Brasília no dia 26 deste mês.

As diretrizes do Ministério das Comunicações e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação) estabelecem que o desligamento só pode ocorrer se 93% dos lares puderem receber sinal digital.

De acordo com o cronograma, São Paulo seria o próximo lugar onde a televisão analógica seria desligada, em março de 2017.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

McDonald’s abre 65 vagas de emprego em Três Lagoas para funcionamento de nova unidade

Rede mundial de fast-food será inaugurada em dezembro e promete aquecer a economia local com geração de empregos.

Força Tática recupera motocicleta furtada durante abordagem no Paranapungá

Veículo foi encontrado estacionado em local frequentado por usuários de drogas.

Prefeitura de Três Lagoas antecipa primeira parcela do 13º salário

A Prefeitura de Três Lagoas anunciou que irá antecipar a primeira parcela do 13º salário aos servidores municipais neste mês de outubro, no dia...