23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 24 de outubro, 2024

Temer encontra Macri para discutir Mercosul e laços com Argentina

03/10/2016 – Atualizado em 03/10/2016

Os presidentes do Brasil e da Argentina também discutiram o papel da Venezuela no bloco sul-americano e a paz na Colômbia.

Por: Veja

Em visita à Argentina, o presidente Michel Temer reuniu-se nesta segunda-feira com o mandatário argentino Mauricio Macri para discutir o fortalecimento do Mercosul, a crise política e econômica na Venezuela e a rejeição do povo colombiano ao acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Após o encontro, Temer e Macri deram uma entrevista coletiva na residência presidencial, em Olivos.

“Em um mundo globalizado, impulsionar o Mercosul servirá para integrarmos o mundo. Devemos lutar contra a pobreza, o crime organizado e o narcotráfico – são muitos temos que nos unem”, disse Macri. Sobre a integração do país governado por Nicolás Maduro ao bloco, o presidente brasileiro afirmou que os quatro membros fundadores do Mercosul têm a mesma posição. “Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai têm a mesma posição formal de que Venezuela deve cumprir os requisitos necessários para a integração definitiva ao Mercosul”, declarou Temer.

Na entrevista coletiva, os dois presidentes também falaram a respeito da vitória do “não” no referendo que votou o acordo de paz do governo da Colômbia com as Farc. Temer pediu “uma opção de paz na Colômbia”, e Macri ressaltou que o resultado da consulta popular foi muito apertado (50,2% dos votos contra o acordo, e 49,8%% pelo “sim”), e que “muita gente acredita que na via do acordo, e outros que também querem a paz, mas por outros meios”.

Ao final da entrevista, Temer e Macri ressaltaram a importância das relações comerciais entre os dois países. O mandatário brasileiro destacou “os laços históricos que nos unem há anos” para explicar que “quis que a primeira viagem internacional fosse para a América do Sul, para a Argentina”. “Concluímos que podemos trabalhar juntos não só para fortalecer o Mercosul. Queremos aumentar nossas relações não apenas políticas, mas também comerciais”, disse Temer. “Este encontro coroa meses de trabalho, com uma agenda ambiciosa”, disse o presidente argentino.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

McDonald’s abre 65 vagas de emprego em Três Lagoas para funcionamento de nova unidade

Rede mundial de fast-food será inaugurada em dezembro e promete aquecer a economia local com geração de empregos.

Força Tática recupera motocicleta furtada durante abordagem no Paranapungá

Veículo foi encontrado estacionado em local frequentado por usuários de drogas.

Prefeitura de Três Lagoas antecipa primeira parcela do 13º salário

A Prefeitura de Três Lagoas anunciou que irá antecipar a primeira parcela do 13º salário aos servidores municipais neste mês de outubro, no dia...