29.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 24 de outubro, 2024

Produção de tilápia aumenta 9,7% no Brasil, diz IBGE

29/09/2016 – Atualizado em 29/09/2016

Por: Marcio Ribeiro com EBC

A produção de tilápia no Brasil aumentou 9,7% em 2015 e chegou a 219 mil toneladas entre janeiro e dezembro. O peixe é o mais criado pela piscicultura no país e chega a 45,4% do total da produção total. Os dados foram divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na Pesquisa da Pecuária Municipal.

A produção de tilápia no Brasil está concentrada principalmente em quatro estados, sendo o Paraná o maior produtor, com 28,8%. São Paulo produz 13,2%, seguido por Ceará, com 12,7%, e Santa Catarina, com 11,4%.

A cidade cearense de Jaguaribara é a líder na criação de tilápia, com 13,8 mil toneladas do pescado, o que equivale a 6,3% da produção nacional. Sua produção teve uma queda em relação a 2014, por causa da baixa do reservatório e da falta de oxigenação no Açude Castanhão. Os problemas causaram a perda de 3 mil toneladas do pescado.

Produção de peixes cresce 1,5%.

O desempenho dos criadores de tilápia contribuiu para que a produção de peixes no Brasil crescesse 1,5% em 2015.

Foram produzidas durante o ano 483,2 mil toneladas, com um valor de mais de R$ 3 bilhões. Rondônia responde por 17,5% dessa produção e por 18,5% do valor gerado pela piscicultura.

Enquanto a tilápia é mais produzida no Sul, Sudeste e Nordeste, no Norte os peixes conhecidos como redondos são os mais criados, como o tambaqui, tambacu e pacu.
O tambaqui foi o segundo peixe mais produzido no Brasil em 2015, com 135 mil toneladas, peso que corresponde a 28,1% da produção brasileira.

foto: www.saudedica.com.br

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Obras de duplicação da via de acesso ao Balneário avançam

Com a construção de um novo centro de eventos nas proximidades, espera-se que a demanda por mobilidade na área aumente ainda mais.

Campanha conscientiza sobre câncer em animais domésticos

De acordo com o médico veterinário da Suprova, Samuel Figueira, cadelas e gatas têm alta incidência de câncer de mama, o que exige atenção e medidas preventivas.

Parcerias estratégicas impulsionam a saúde pública de MS

“É um trabalho extremamente importante para o nosso estado, para nossa população. A SES está de portas abertas para outras parcerias”, destaca a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone.