35.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 25 de outubro, 2024

Compra de terras por estrangeiros pode fomentar setor florestal

02/08/2016 – Atualizado em 02/08/2016

Por: Marcio Ribeiro com Bolsão em Destaque

O tema da compra de terras brasileiras por estrangeiros volta a ser debatido no país. O atual governo estuda formas de autorizar este tipo de compra, que atualmente tem como impedimento um parecer da Advocacia-Geral da União.

No último dia 12 de julho, o presidente interino Michel Temer e os ministros Blairo Maggi e Gilberto Kassab, reuniram-se com a Frente Parlamentar da Agropecuária, com o objetivo de debater temas como a segurança pública e a regularização fundiária. Entre os assuntos da pauta esteve a regularização da compra de terras por estrangeiros no Brasil.

Conforme explica Moacir Reis, presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore-MS), a entidade é favorável a venda de terras para estrangeiros desde que sejam criadas normas claras que assegurem o patrimônio nacional e que os compradores respeitem as restrições.

“Somos favoráveis a essa abertura, desde que sejam criadas normas que regularizem essa compra, que sejam especialmente voltadas para a produção com começo, meio e fim e, que promovam o desenvolvimento do Brasil”, diz Moacir.

O diretor executivo da Reflore/MS, Dito Mário, complementa dizendo que a liberação de compras de terras para os estrangeiros pode trazer novos investimentos: “Novas indústrias para o país e, claro, para nosso estado; o que pode fomentar e incentivar o crescimento do setor de base florestal. Porém, isso deve ser feito com normas claras, de forma estruturada e benéfica para o nosso país”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cerco policial no entorno da UNEI Tia Aurora recaptura menores fugitivos em Três Lagoas

Operação resultou na detenção de três fugitivos, que se esconderam em residências próximas da unidade.

Inocência: Novo polo de celulose impulsiona crescimento em MS

A Arauco apresentou nesta semana em Inocência o diagnóstico elaborado para construção do Plano de Estratégico Socioambiental do Projeto Sucuriú. Elaborado com o objetivo...

Integrantes do BOPE MS concluem curso de Fuerzas Especiales e Luta contraterrorismo

Capitão e sargento da PMMS superam formação rigorosa e reforçam atuação no combate ao crime no estado. Na última quinta-feira, 24, dois integrantes da Polícia...