35.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 25 de outubro, 2024

Governo emite 1ª nota fiscal do consumidor eletrônica e abre cadastro para adesão de empresas

02/08/2016 – Atualizado em 02/08/2016

Por: Marcio Ribeiro com Notícias MS

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul emitiu a primeira nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e). De acordo com o gestor da NFC-e, Edson Ochigame, a medida tem como objetivo trazer simplificação para o consumidor. Ochigame informa que, a partir desta segunda-feira (1), os empresários que desejarem aderir ao sistema encontram disponíveis os ambientes de homologação e de produção no site da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-MS).

“A partir de hoje está disponível para as empresas varejistas aderirem de forma voluntária ao sistema de emissão de nota fiscal de consumidor eletrônica. O lojista que faz parte do programa continua obrigado a emitir o papel, mas se o consumidor optar, a nota pode ser enviada pelo e-mail, por exemplo. A intenção da Secretaria é trazer simplificação ao contribuinte”, declarou o gestor da Sefaz.

Segundo os técnicos do setor, no modelo antigo, a informação sobre os tributos fica armazenada na impressora, isso é, no equipamento do lojista. Então, se o fiscal precisar realizar uma auditoria, tem que se dirigir até o estabelecimento comercial e baixar a memória fiscal em um computador para fazer o trabalho.

“Com a emissão em tempo real, a cada venda que o comerciante faz, precisa submeter a nota a Sefaz que autoriza e devolve o pedido com a autorização da emissão. Nesse processo os dados já ficam cadastrados na base de dados da Secretaria. Então, o novo sistema, comparado com a sistemática de hoje, é muto mais simples e ágil”, explica Ochigame.

Como se cadastrar

A partir desta segunda estão disponíveis os ambientes de homologação e produção para todos os contribuintes lojistas que desejarem fazer a adesão voluntária antecipada para emitir a Nota Fical do Consumir de forma eletrônica. Conforme Decreto nº 14.508/16, a partir de 2017 a emissão eletrônica será obrigatória a todos os contribuintes varejistas com faturamento superior a R$ 180 mil anuais.

O gestor informa que para a adesão é preciso cumprir alguns requisitos, como ter um software autorizado, que o lojista compra ou desenvolve; estar inscrito no programa ICMS Transparente; ter um certificado de assinatura digital; e executar o cadastro de credenciamento no ambiente teste que está disponível no site da Sefaz (banner certificar ambiente de homologação).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cerco policial no entorno da UNEI Tia Aurora recaptura menores fugitivos em Três Lagoas

Operação resultou na detenção de três fugitivos, que se esconderam em residências próximas da unidade.

Inocência: Novo polo de celulose impulsiona crescimento em MS

A Arauco apresentou nesta semana em Inocência o diagnóstico elaborado para construção do Plano de Estratégico Socioambiental do Projeto Sucuriú. Elaborado com o objetivo...

Integrantes do BOPE MS concluem curso de Fuerzas Especiales e Luta contraterrorismo

Capitão e sargento da PMMS superam formação rigorosa e reforçam atuação no combate ao crime no estado. Na última quinta-feira, 24, dois integrantes da Polícia...